Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Yannoulas, Silvia Cristina | - |
dc.contributor.author | Aragão, Talita Guimarães | - |
dc.identifier.citation | ARAGÃO, Talita Guimarães. Impactos das ações afirmativas educacionais nas trajetórias ocupacionais: um estudo com ex-estudantes cotistas graduados na UnB. 2009. 59 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2009. | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa investigou quais implicações a graduação em ensino superior pode suscitar para a trajetória de trabalho (ou laboral) de egressos cotistas, apontando questões como; distribuição dos ocupados segundo setor de atividade econômica, posição de ocupação e tipos de vínculos. Com base nos conceitos de raça e discriminação racial, foram analisadas as políticas de ação afirmativa implementadas na UnB e sua potencial relação com o mercado de trabalho. Procurou-se conhecer as trajetórias de ex-estudantes cotistas graduados na UnB, analisando os diversos aspectos que envolvem a formação educacional e a inserção ocupacional destes. Durante a pesquisa de campo, realizada nos meses de Agosto e Setembro de 2009, foram aplicados questionários mistos com seis egressos cotistas dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Comunicação Social e Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, sendo três do sexo masculino e três do sexo feminino. Identificou-se que a graduação no ensino superior confere ao egresso cotista uma maior autonomia para concorrer a postos de trabalho, tendo as dificuldades para contratação relacionadas à cor atenuadas pelo relevante grau de capacitação profissional. Outro aspecto evidenciado durante a pesquisa foi a existência de dificuldades associadas ao tema de cotas raciais na Universidade, pois os potenciais entrevistados demonstraram pouca motivação em participar de pesquisa na qual é preciso se identificar como cotista. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Discriminação racial | en |
dc.subject.keyword | Sistema de cotas | en |
dc.subject.keyword | Programas de ação afirmativa | en |
dc.subject.keyword | Negros - emprego | en |
dc.title | Impactos das ações afirmativas educacionais nas trajetórias ocupacionais : um estudo com ex-estudantes cotistas graduados na UnB | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2010-12-06T13:11:46Z | - |
dc.date.available | 2010-12-06T13:11:46Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-06T13:11:46Z | - |
dc.date.submitted | 2009-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1323 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1323 | - |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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