Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13219
Título: | Um estudo de caso sobre o papel da atenção visual em uma rede social |
Autor(es): | Magalhães, Marcel Lucca Cordeiro |
Orientador(es): | Farias, Mylène Christine Queiroz de |
Assunto: | Redes sociais on-line Atenção visual Redes sociais on-line - comportamento de usuários |
Data de apresentação: | 16-Jan-2016 |
Data de publicação: | 31-Mai-2016 |
Referência: | MAGALHÃES, Marcel Lucca Cordeiro. Um estudo de caso sobre o papel da atenção visual em uma rede social. 2016. viii, 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Redes sociais têm sido fonte de estudos sobre interações sociais, tendo desempenhado
um importante papel na criação de sistemas de conteúdo distribuído. Desta forma, o
estudo do comportamento de usuários nas redes sociais pode revelar não apenas como as
interfaces dos ambientes dessas redes podem ser melhoradas, mas também aspectos sobre
as interações sociais que podem ser utilizadas por produtores de conteúdo para melhor
distribuir o conteúdo. Como as redes sociais provêm ambientes ricos no que diz respeito
à quantidade de informações visuais (fotos, vídeos, gráficos, etc.), a percepção visual vai
influenciar a maneira como o usuário navega. O foco deste trabalho é entender como a
percepção humana e, mais especificamente, como a atenção visual afeta o comportamento
de um usuário em uma rede social. Neste trabalho também estudamos a eficácia do uso
de um modelo computacional de atenção visual para tentar prever esse comportamento. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT Social Networks have been the subject of several studies about social interactions,
having played a major role in the creation of distributed content systems. The study of
social network users behaviour reveal more than just how the social networks interface
can be improved, but also aspects in social interaction that can be utilized for content
producers to better distribute this content. In an environment that is rich of visual
information (photos, videos, graphs and etc.), visual perception influences in the way that
users navigate on social networks. In this study, our job is to understand how human
perception and, more specifically, visual attention affect the social behaviour network
users. We also study how well can a computational model of visual attention predict this
behaviour. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, 2016. |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons