Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13219
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarcelLuccaCordeiroMagalhaes.pdf11,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo de caso sobre o papel da atenção visual em uma rede social
Autor(es): Magalhães, Marcel Lucca Cordeiro
Orientador(es): Farias, Mylène Christine Queiroz de
Assunto: Redes sociais on-line
Atenção visual
Redes sociais on-line - comportamento de usuários
Data de apresentação: 16-Jan-2016
Data de publicação: 31-Mai-2016
Referência: MAGALHÃES, Marcel Lucca Cordeiro. Um estudo de caso sobre o papel da atenção visual em uma rede social. 2016. viii, 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Redes sociais têm sido fonte de estudos sobre interações sociais, tendo desempenhado um importante papel na criação de sistemas de conteúdo distribuído. Desta forma, o estudo do comportamento de usuários nas redes sociais pode revelar não apenas como as interfaces dos ambientes dessas redes podem ser melhoradas, mas também aspectos sobre as interações sociais que podem ser utilizadas por produtores de conteúdo para melhor distribuir o conteúdo. Como as redes sociais provêm ambientes ricos no que diz respeito à quantidade de informações visuais (fotos, vídeos, gráficos, etc.), a percepção visual vai influenciar a maneira como o usuário navega. O foco deste trabalho é entender como a percepção humana e, mais especificamente, como a atenção visual afeta o comportamento de um usuário em uma rede social. Neste trabalho também estudamos a eficácia do uso de um modelo computacional de atenção visual para tentar prever esse comportamento. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Social Networks have been the subject of several studies about social interactions, having played a major role in the creation of distributed content systems. The study of social network users behaviour reveal more than just how the social networks interface can be improved, but also aspects in social interaction that can be utilized for content producers to better distribute this content. In an environment that is rich of visual information (photos, videos, graphs and etc.), visual perception influences in the way that users navigate on social networks. In this study, our job is to understand how human perception and, more specifically, visual attention affect the social behaviour network users. We also study how well can a computational model of visual attention predict this behaviour.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons