Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13217
Título: | Caderno Musical Batucagem : uma proposta de material didático |
Autor(es): | Aragão, Josyanderson Kleuber Pereira Martins de |
Orientador(es): | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
Assunto: | Música - instrução e estudo Instrumentos de percussão Material didático |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 31-Mai-2016 |
Referência: | ARAGÃO, Josyanderson Kleuber Pereira Martins de. Caderno Musical Batucagem: uma proposta de material didático. 2015. 52 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta monografia tem por objetivo geral apresentar o Caderno Musical Batucagem, seu
conteúdo, estratégias e repertório desenvolvido no Programa Musicar, em Brazlândia, cidade
do Distrito Federal. Uma experiência de extensão na prática docente e elaboração de material
didático na Aprendizagem Musical. Os objetivos específicos deste trabalho apresentam: 1) os
princípios e ideias que orientaram a organização do Caderno Musical; 2) os critérios e
escolhas que orientaram a seleção do repertório e das atividades; 3) o processo de elaboração
e execução do Caderno Musical, apontando seu potencial e suas limitações para o ensino de
percussão. A revisão literária reflete aspectos ligados à metodologia de ensino; corporalidade
e movimento; notação e onomatopeia. O trabalho apresenta uma análise das metodologias e
didáticas contidas no Caderno Musical Batucagem. Os resultados obtidos foram positivos, e a
metodologia e as didáticas usadas na elaboração e na criação dessa apostila apontaram novas
reflexões e abordagens sobre a aprendizagem musical. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper has the objective to present the Musical Notebook Batucagem, content, strategies
and repertoire developed in the extension program named MUSICAR from the University of
Brasília, set in city of Brazlândia, Federal District, Brazil. An extension of experience in
teaching practice and development of musical education methods. The specific objectives of
this work are: 1 ) Principles and ideas that guide the musical notebook organization; 2) chosen
criteria for repertoire and activities selection; 3) Process of the notebook elaboration and
execution , appoaching it potencials and limitations applied on percussion instruments
instruction. The literature review reflects aspects related to teaching methodology;
corporeality and movement; notation, onomatopoeia and bibliographic references. The work
also presents an analysis of the methodologies and didatic contained inthe notebook. The
results were positive, and the methods used to create this notebook pointed new ideas and
reflections about musical learning. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons