Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13216
Título: | Experimentação no ensino de química para a educação do campo : uma proposta de experimento com o uso de recursos alternativos |
Autor(es): | Silva, Garcino Reinaldo da |
Orientador(es): | Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza |
Assunto: | Química - estudo e ensino Educação do campo Material didático |
Data de apresentação: | 2-Dez-2015 |
Data de publicação: | 31-Mai-2016 |
Referência: | SILVA, Garcino Reinaldo da. Experimentação no ensino de química para a educação do campo: uma proposta de experimento com o uso de recursos alternativos. 2015. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. |
Resumo: | O trabalho a ser desenvolvido baseia-se no estudo relacionado ao uso da
experimentação com o uso de materiais alternativos no ensino de Química para a
Educação do Campo, na perspectiva da produção de um experimento que
demonstre a teoria e que aborde a identificação de substâncias simples ou
compostas; o reconhecimento das diferentes fases de uma substância e o estado
físico da matéria; e que trabalhe também o conceito de densidade. Assim, o
levantamento bibliográfico aqui apresentado aborda a função das atividades
experimentais no ensino de Química, o objetivo de elaborar um experimento e o uso
de materiais alternativos, para a prática em sala de aula dos educadores da
comunidade. Além de apresentar um breve histórico sobre a educação do campo,
bem como o relato de como foram as aulas experimentais com o uso de materiais
alternativos em uma escola do campo. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This work is based on the study related to the use of experimentation with alternative
materials in the teaching chemistry for Rural Education with a view to producing an
experiment to demonstrate the theory and to address the identification of simple
substances or compound; the recognition of different stages of a substance and the
physical state of the matter; and also the concept of density. Thus, the literature
presented here addresses the role of experimental activities in chemistry, teaching in
order to draw up an experiment with the use of alternative materials to practice in the
classroom of community educators. In addition we present a brief history of field
education as well as the story of how there were experimental classes with the use of
alternative materials on a field school. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Ciências da Natureza
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons