Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13215
Título: | O estágio supervisionado em música do curso a distância da UnB sob a ótica de dois licenciados |
Autor(es): | Amorim, Ronan Pinheiro |
Orientador(es): | Recôva, Simone Lacorte |
Assunto: | Estágios supervisionados Música - instrução e estudo Músicos - formação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 31-Mai-2016 |
Referência: | AMORIM, Ronan Pinheiro. O estágio supervisionado em música do curso a distância da UnB sob a ótica de dois licenciados. 2015. 21 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-GO, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade investigar sob a ótica de dois licenciados do
Curso de Licenciatura em música a distância da Universidade de Brasília, as
articulações entre a instituição formadora, instituição concedente e o estagiário. Essa
inquietação surgiu a partir das experiências que vivienciei durante o período de estágio
quando me deparei com dificuldades para encontrar instituições e, posteriormente, para
realizar todas as etapas necessárias para cumprir a função de professor de música em
uma sala de aula. Por meio de uma pesquisa qualitativa procurei verificar como se
configura o estágio investigar as articulações entre a instituição formadora, instituição
concedente e estagiário sob a ótica de dois licenciados do curso de Licenciatura em
Música. Consequentemente, verificar como se configura o estagiário no curso em
Licenciatura a distância no PPC, como se dão as articulações entre a escola e estagiário,
assim como compreender as articulações entre o estagiário e a universidade. Foram
realizadas duas entrevistas semiestruturadas com dois licenciados formados no ano de
2014. Através de suas percepções pude identificar e compreender como cada
entrevistado reagiu diante das diversas situações enfrentadas durante todo o processo e
quais foram as soluções. Busquei respostas em seus relatos quanto às dificuldades que
tiveram em suas práticas pedagógicas, ou seja, em suas atuações em sala de aula. Além
disso, trato de questões sobre a falta de um acompanhamento direto nas instituições
concedentes e o olhar dessas instituições quanto à utilização de filmagens e registros
fotográficos. Por fim, reflito sobre possíveis mudanças para o Curso de Licenciatura em
Musica, principalmente, no que se refere às práticas pedagógicas no Estágio, destacando
a indicação de professor que acompanhe os estagiários junto às instituições. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2015. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons