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Título: O estágio supervisionado em música do curso a distância da UnB sob a ótica de dois licenciados
Autor(es): Amorim, Ronan Pinheiro
Orientador(es): Recôva, Simone Lacorte
Assunto: Estágios supervisionados
Música - instrução e estudo
Músicos - formação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 31-Mai-2016
Referência: AMORIM, Ronan Pinheiro. O estágio supervisionado em música do curso a distância da UnB sob a ótica de dois licenciados. 2015. 21 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-GO, 2015.
Resumo: Este trabalho tem por finalidade investigar sob a ótica de dois licenciados do Curso de Licenciatura em música a distância da Universidade de Brasília, as articulações entre a instituição formadora, instituição concedente e o estagiário. Essa inquietação surgiu a partir das experiências que vivienciei durante o período de estágio quando me deparei com dificuldades para encontrar instituições e, posteriormente, para realizar todas as etapas necessárias para cumprir a função de professor de música em uma sala de aula. Por meio de uma pesquisa qualitativa procurei verificar como se configura o estágio investigar as articulações entre a instituição formadora, instituição concedente e estagiário sob a ótica de dois licenciados do curso de Licenciatura em Música. Consequentemente, verificar como se configura o estagiário no curso em Licenciatura a distância no PPC, como se dão as articulações entre a escola e estagiário, assim como compreender as articulações entre o estagiário e a universidade. Foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com dois licenciados formados no ano de 2014. Através de suas percepções pude identificar e compreender como cada entrevistado reagiu diante das diversas situações enfrentadas durante todo o processo e quais foram as soluções. Busquei respostas em seus relatos quanto às dificuldades que tiveram em suas práticas pedagógicas, ou seja, em suas atuações em sala de aula. Além disso, trato de questões sobre a falta de um acompanhamento direto nas instituições concedentes e o olhar dessas instituições quanto à utilização de filmagens e registros fotográficos. Por fim, reflito sobre possíveis mudanças para o Curso de Licenciatura em Musica, principalmente, no que se refere às práticas pedagógicas no Estágio, destacando a indicação de professor que acompanhe os estagiários junto às instituições.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2015.
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