Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13201
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RaquelOliveiradaSilva.pdf416,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estomia intestinal : dificuldades na adaptação e no desenvolvimento do autocuidado (revisão integrativa da literatura)
Autor(es): Silva, Raquel Oliveira da
Orientador(es): Antônio, Priscila da Silva
Assunto: Estomia intestinal
Ostomizados
Pacientes - reabilitação
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 26-Mai-2016
Referência: SILVA, Raquel Oliveira da. Estomia intestinal: dificuldades na adaptação e no desenvolvimento do autocuidado (revisão integrativa da literatura). 2014. 15 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Estomia é o termo que indica a exteriorização de uma víscera oca através de um ato cirúrgico. Este procedimento acarreta em mudanças não apenas no corpo efetivo material, mas também na vida cotidiana das pessoas submetidas a tal procedimento, exigindo uma readaptação à nova condição de saúde, cabendo ao enfermeiro auxiliar neste processo. Objetivos: Compreender, através da produção científica nacional, as dificuldades de adaptação e de autocuidado do estomizado intestinal. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática integrativa, realizada na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A coleta dos dados ocorreu no período de março a junho de 2014, os descritores utilizados foram ostoma, estomia, adaptação e autocuidado. Os critérios de inclusão foram: atender a temática do estudo; estar disponível nas bases de dados da BVS; pesquisas realizadas em território nacional (Brasil), de caráter qualitativo, publicados de 2004 a 2013. Resultados: A amostra foi composta por sete artigos. Os estudos foram realizados em seis estados brasileiros, sendo Minas Gerais (2), São Paulo (1), Piauí (1), Goiás (1), Rio Grande do Sul (1) e Ceará (1). Os estudos relataram a importância da rede de apoio composta por familiares, pela equipe multiprofissional e em destaque a presença do profissional enfermeiro. Conclusão: Favorecer o processo de adaptação do estomizado ao estoma é importante para reduzir o sofrimento, tendo em vista que a dificuldade de adaptação está intimamente relacionada à aceitação e ao autocuidado. O cuidado, a orientação e a educação em saúde são fundamentais neste processo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2014.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons