Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13174
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarianaRamosSouza.pdf465,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Quem é a mulher que recebe a cegonha? : análise do discurso das políticas nacionais de atenção à saúde da mulher
Autor(es): Souza, Mariana Ramos
Orientador(es): Berdardino-Costa, Joaze
Assunto: Saúde pública - políticas públicas
Mulheres - saúde e higiene
Data de apresentação: 28-Jun-2014
Data de publicação: 24-Mai-2016
Referência: SOUZA, Mariana Ramos. Quem é a mulher que recebe a cegonha?: análise do discurso das políticas nacionais de atenção à saúde da mulher. 2014. 127 f., il. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo discutir a visão que subsidia as políticas nacionais de saúde da mulher do Ministério da Saúde, em especial o atual Programa Rede Cegonha, a partir da constatação de que as políticas públicas em saúde até hoje implementadas, especialmente para as gestantes, parturientes e puérperas, refletem filosofias e paradigmas acerca da mulher e das suas necessidades, de forma a não enxerg-las de maneira integral.Utilizaram-sea noção foucaultiana de discurso e alguns os pressupostos das teorias de gênero estudados ao longo do curso, para analisar os elementos que subsidiam as políticas do Ministério da Saúde desde a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons