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Título: Evasão escolar entre as jovens kalungas de Diadema, Teresina – GO : possibilidades de superação
Autor(es): Silva, Lurdes Edeltrudes da
Orientador(es): Saraiva, Regina Coelly Fernandes
Assunto: Evasão escolar
Kalunga (Comunidade quilombola brasileira)
Educação do campo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 23-Mai-2016
Referência: SILVA, Lurdes Edeltrudes da. Evasão escolar entre as jovens kalungas de Diadema, Teresina – GO: possibilidades de superação. 2015. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Este trabalho visa analisar a evasão escolar das jovens da comunidade kalunga Diadema, localizada no município de Teresina - GO, mostrando as dificuldades e os problemas que contribuíram para essa evasão das instituições escolares. Nas entrevistas, realizadas com 20 jovens quilombolas, somente seis foram selecionadas para a realização deste trabalho, pois, no que se referem às questões da evasão escolar das jovens kalungas, as características dessas representam o perfil de todas. Para realização da pesquisa, foram utilizadas as seguintes metodologias: etnográfica, qualitativa e estudo de caso. Esta investigação é baseada nas questões apresentadas por Moura (2007), Carneiro (2005) e Abramo (2005), que abordam a temática da evasão escolar da juventude rural e destacam as fundamentações teóricas do sistema ensino. Este trabalho contribui para identificar as causas e as consequências que levaram à evasão escolar dessas jovens nas instituições escolares do território kalunga da comunidade Diadema. Esta monografia faz um breve levantamento de todos os apuramentos concluídos, abordando a evasão escolar das meninas da comunidade Diadema. Conclui que o maior índice de evasão escolar ocorre nas zonas rurais, refletindo a saída das jovens da comunidade Kalunga.
Abstract: This work aims to analyze the dropout of girls from kalunga Diadema community, located in the city of Teresina - GO, showing the difficulties and problems that contributed to this avoidance of schools. In interviews conducted with 20 young Maroons, only six were selected for this work because, as they relate to issues of truancy of Kalunga young, these characteristics represent all profile. ethnographic, qualitative and case study: To conduct the survey, the following methodologies were used. This research is based on questions presented by Moura (2007), Ram (2005) and Abramo (2005), which address the issue of truancy rural youth and highlight the theoretical foundations of the education system. This work helps to identify the causes and consequences that led to dropout of these young people in schools kalunga the territory of Diadema community. This paper makes a brief survey of all completed clearance, addressing truancy of Diadema community girls. Concludes that the highest dropout rate occurs in rural areas, reflecting the departure of young people from the Kalunga community.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



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