Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13152
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GiselleAparecidaRibeiroGuimaraes.pdf881,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dificuldades em matemática apresentadas por alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini
Autor(es): Guimarães, Giselle Aparecida Ribeiro
Orientador(es): Moreira, Geraldo Eustáquio
Assunto: Educação do campo
Matemática - estudo e ensino
Matemática - dificuldades de aprendizagem
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Mai-2016
Referência: GUIMARÃES, Giselle Aparecida Ribeiro. Dificuldades em matemática apresentadas por alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini. 2015. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido no âmbito da Faculdade UnB Planaltina, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LedoC, Habilitação em Ciências da Natureza e Matemática. Teve como objetivo principal identificar as principais dificuldades matemáticas encontradas pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de Goiás e, de forma mais restrita, apresentar estratégias de ensino que minimizem essas dificuldades. Buscou-se caracterizar os estudantes e a escola participantes do TCC; caracterizar as dificuldades matemáticas apresentadas pelos alunos; revisar os conteúdos matemáticos de séries e propor formas de trabalhar o conteúdo Equações de 1º Grau de forma coletiva e com auxílio de recursos. Os resultados revelaram a falta de pré-requisitos dos alunos com relação à Matemática; e a necessidade de apresentar os conteúdos de forma diferenciada daquele que vem sendo trabalhada. Relembram também que o desenvolvimento de atividades em grupo, pode ser um rico instrumento de socialização da Matemática. Como resultado geral, notou-se a necessidade de formação contínua dos professores de Matemática como forma de melhorar o desempenho matemático dos estudantes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática
Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons