Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Rosineide Magalhães de | - |
dc.contributor.advisor | Araújo, Ana Cristina de | - |
dc.contributor.author | Cunha, Adão Fernandes da | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Adão Fernandes da. Sustentabilidade ambiental na comunidade Kalunga Vão de Almas: uma pesquisa na perspectiva ecolinguística. 2015. 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de investigar e analisar a preservação das árvores que servem para construção das casas kalungas da comunidade Vão de Almas, do município de Cavalcante-Go. É uma pesquisa fundamentada na Ecolinguística e na Etnobotônica, conforme postulados dos estudiosos Couto (2007), Wilson (2012), Araújo (2014) e Gil (2010); e na Educação do Campo, embasado em Caldart et al (2012). Este trabalho discute a relação contínua da comunidade e seus falantes, do conhecimento etnobotônico kalunga e da integração da diversidade cultural como um todo. Esta é uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, conforme Gil (2010) e Bortoni-Ricardo (2008), realizada no decorrer do ano de 2015, no contexto a Comunidade Vão de Almas. A partir da metodologia utilizada, este estudo contou com a colaboração de oito pessoas dessa comunidade, sendo duas mulheres, dois alunos, um do 7º ano e outro do 9º ano e os outros quatros colaboradores são também da comunidade e com perfis diferenciados. Espera-se que os conhecimentos aqui apresentados contribuam no âmbito de mostrar a magnitude e importante riqueza do saber sobre as árvores de construção de casas no território kalunga tanto dos jovens quanto de mulheres e, principalmente, dos homens que lidam com essa cultura constantemente. Espera- se, ainda, que esse conhecimento gire em torno e dentro dos processos educativos escolares da comunidade, já que é parte cultural do país como um todo. Todavia essa cultura para essa comunidade representa a história do Brasil em sua ancestralidade e hoje é como sendo sua identidade enquanto territorialidade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | en |
dc.subject.keyword | Kalunga (Comunidade quilombola brasileira) | en |
dc.subject.keyword | Educação do campo | en |
dc.title | Sustentabilidade ambiental na comunidade Kalunga Vão de Almas : uma pesquisa na perspectiva ecolinguística | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T11:24:03Z | - |
dc.date.available | 2016-05-20T11:24:03Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-20T11:24:03Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13149 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | This study aims to investigate and analyze the preservation of trees that serve to build the houses of Kalunga Go Souls community, the municipality of Cavalcante-Go. It is a research based on Ecolinguistics and Etnobotônica as postulates of scholars Couto (2007), Wilson (2012), Araújo (2014) and Gil (2010); and Rural Education, based in Caldart et al (2012). This article discusses the community's ongoing relationship and its speakers, knowledge etnobotônico kalunga and integration of cultural diversity as a whole. This is a qualitative research, ethnographic, as Gil (2010) and Bortoni-Ricardo (2008) held during the year 2015 in the context of the Community Go Souls. From the methodology used, this study had the collaboration of eight people in this community, two women, two students, a 7 year and another 9 years and the other four employees are also community and with different profiles. It is hoped that the knowledge presented here contribute within to show the magnitude and important wealth of knowledge on the house-building trees in kalunga territory of both the young and women and especially men who deal with this constantly growing. It is expected also that this knowledge turn around and within school educational processes of the community, since it is the cultural part of the country as a whole. However this culture to this community is the history of Brazil in their ancestry and is now as their identity as territoriality. | - |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Matemática Educação do Campo - Ciências da Natureza
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