Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13131
Título: | Letramento e alfabetização na educação infantil das crianças quilombolas : um estudo exploratório na Escola do Campo Maiadinha Comunidade Kalunga Vão do Moleque |
Autor(es): | Santos, Dulcimar Carvalho dos |
Orientador(es): | Almeida, Severina Alves de |
Assunto: | Educação do campo Educação de crianças Alfabetização Quilombos Kalunga (Comunidade quilombola brasileira) |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 18-Mai-2016 |
Referência: | SANTOS, Dulcimar Carvalho dos. Letramento e alfabetização na educação infantil das crianças quilombolas: um estudo exploratório na Escola do Campo Maiadinha Comunidade Kalunga Vão do Moleque. 2015. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. |
Resumo: | Nesta monografia temos o resultado de uma pesquisa realizada com os Kalunga da comunidade Maiadinha do Vão do Moleque em Cavalcante Goiás. O objetivo foi fazer um estudo sobre a Alfabetização e o Letramento na Educação Infantil da escola Maiadinha. Para tanto realizamos uma pesquisa qualitativa com procedimentos da etnografia participante quando a escola s envolveu no trabalho com as crianças. A fundamentação teórica abrangeu Educação do Campo; Educação Infantil; Crianças quilombolas; Alfabetização. Letramento Infantil e as práticas pedagógicas de uma Professora do Primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados permitem afirmar que a Professora se esforça para não apenas alfabetizar, mas também letrar as crianças. Para isso ela utiliza-se de uma metodologia própria, partindo da realidade da comunidade. As brincadeiras, cantigas e outras atividades lúdicas são aspectos fundamentais de sua prática docente, com resultados positivos na aprendizagem das crianças quilombolas de Maiadinha, Vão do Moleque. |
Abstract: | In this monograph we have the result of a survey conducted with the Kalunga community of Maiadinha Vão do Moleque Cavalcante in Goiás. The goal was to make a study on Literacy and Literacy in Early Childhood Education Maiadinha school. To this end we conducted a qualitative survey of procedures of participatory ethnography when school's involved in working with children. The theoretical framework included Rural Education; Childhood education; Maroons children; Literacy. Child literacy and pedagogical practices of a teacher of the first grade of elementary school. The results allow us to state that the teacher strives to not only literacy but also letrar children. For this it makes use of a methodology, based on the community's reality. The games, songs and other fun activities are fundamental aspects of their teaching practice, with positive results in learning the Maroons children Maiadinha, Vão do Moleque. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Ciências da Natureza
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons