Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13121
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GuilhermedeLimaCalixto.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores relacionados ao ensino de programação nas disciplinas introdutórias no curso de Engenharia de Software
Autor(es): Calixto, Guilherme de Lima
Orientador(es): Silva, Wander Cleber Maria Pereira da
Assunto: Programação (Computadores)
Engenharia de software
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 17-Mai-2016
Referência: CALIXTO, Guilherme de Lima. Fatores relacionados ao ensino de programação nas disciplinas introdutórias no curso de Engenharia de Software. 2015. xiv, 122 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem de introdução à programação pode ser uma tarefa penosa para estudantes de graduação, gerando altos índices de reprovação e abandono de curso. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo identificar os principais fatores que estão relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de programação em disciplinas introdutórias de cursos de graduação em engenharia de software. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Faculdade UnB Gama (FGA), com 233 estudantes matriculados na disciplina introdutória de programação. Os resultados mostraram que de acordo com percepção dos estudantes, aprender a programar é sim uma tarefa complexa e difícil, que exige cuidado ao ser abordado tanto dentro da sala de aula quanto fora dela. Finalmente, concluiu-se que essa percepção em relação ao tema pode influenciar no número de estudantes que optam em seguir pela carreira de engenheiro de software. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The process of teaching-learning programming introduction can be a grueling task for graduate students, generating high rates of failure and course abandonment. Therefore, this study is aimed to identify the main factors that are related to the process of teaching and learning in introductory programming courses in software engineering degrees. For this, we conducted a case study at the Faculdade UnB Gama (FGA), with 233 students enrolled in an introductory programming course. The results showed that according to the student’s perception, learning to program is rather a complex and difficult task, requiring caution to be addressed, both within the classroom and outside it. Finally, it was concluded that this perception of the theme can influence the number of students who choose to follow the software engineering career.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons