Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13094
Título: | Lei 10639/2003 na SEEDF : como professores e gestores enxergam a aplicabilidade desta lei dentro da escola e do projeto político pedagógico? |
Autor(es): | Freitas, Paula Adriana Simeão |
Orientador(es): | Oliva, Anderson Ribeiro |
Assunto: | Cultura afro-brasileira Discriminação na educação Racismo Professores |
Data de apresentação: | 1-Jun-2014 |
Data de publicação: | 11-Mai-2016 |
Referência: | FREITAS, Paula Adriana Simeão. Lei 10639/2003 na SEEDF: como professores e gestores enxergam a aplicabilidade desta lei dentro da escola e do projeto político pedagógico? 2014. 52 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar como professores e gestores enxergam a Lei 10.639/2003 e sua aplicação dentro do espaço escolar e se é contemplada no Projeto Político Pedagógico. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica já publicada em impressos ou via eletrônica e procurando fazer primeiro um breve histórico sobre o Movimento Negro, as conquistas que a Lei trouxe e um pequeno panorama da Lei dentro da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. Foi realizada pesquisa de campo por meio de questionários para professores e gestores para a coleta de dados na busca de se conhecer a opinião dos atores envolvidos. Ao final da pesquisa, percebeu-se que a Lei 10.639/2003 está presente no PPP das escolas, os professores conhecem seu conteúdo, mas em sua maioria ainda é estudada somente em datas pontuais. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This work was produced with the objective to analyze how teachers and managers see the 10.639/2003 Act and its application within the school as well as if it is contemplated in the Pedagogical Political Project (PPP). The work was done through bibliographic research already published in print or in an electronic way aiming, firstly, to do a brief background about the Black Movement , the conquers that such Act has brought and a short panorama of the Act inside the State Department of Education of the Federal District. Fieldwork was made via questionnaires answered by teachers and managers to collect data in order to know the opinion of the actors involved in the process. By the end of the research, it was observed that the Act 10.639/2003 is present in the PPP of the schools, the teachers know its content, but most of it is only studied in one-off dates. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons