Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13092
Título: | Mulheres na educação de jovens e adultos : relatos de um retorno |
Autor(es): | Santos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos |
Orientador(es): | Selem, Maria Célia Orlato |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Mulheres |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 11-Mai-2016 |
Referência: | SANTOS, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos. Mulheres na educação de jovens e adultos: relatos de um retorno. 2014. 39 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A partir dos relatos orais de duas alunas do Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul – CESAS, a presente pesquisa buscou perceber como estas mulheres, em processo de retorno à sala de aula, significam atualmente a interrupção de seus percursos escolares no passado. Conforme estatísticas da Secretaria de Educação do Distrito Federal, SEDF, a Educação de Jovens e Adultos, EJA, no 1º Segmento, é predominantemente feminina. Dados que não podem ser entendidos apenas como uma melhoria educacional das mulheres dentro de uma sociedade patriarcal, mas como resultante de processos de exclusão, perpassados pela questão de gênero e classe social. Os relatos obtidos por meio de entrevistas com as alunas indicaram que essas mulheres tiveram seus percursos escolares interrompidos abruptamente quando crianças, retornando aos bancos escolares tardiamente após cumprirem os papéis de mãe, esposa e trabalhadora. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons