Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Diniz, Debora | - |
dc.contributor.author | Torres, Vanessa Carrião | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Vanessa Carrião. O ensino religioso nas escolas públicas brasileiras: um desafio democrático para o Estado laico. 2009. 54 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2009. | en |
dc.description.abstract | Esta monografia teve como objetivo analisar como o ensino religioso é regulamentado pelo Ministério da Educação e Secretarias Estaduais de Educação. Apesar de o ensino religioso encontrar previsão em todas as Constituições desde 1934, o debate sobre o ensino religioso tomou maiores proporções após a revisão do artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, em 1997. Além de garantir o ensino religioso como disciplina de oferta obrigatória nas escolas públicas de ensino fundamental, a LDB definiu que caberia aos sistemas de ensino o dever de regulamentar a habilitação e admissão dos professores, bem como os conteúdos a serem ministrados. Assim, a LDB abriu a possibilidade de existência de diferentes normas sobre ensino religioso no país, embora o artigo 210 da Constituição preveja o ensino religioso como parte da formação comum. Esta monografia buscou avaliar o conteúdo das regulamentações sobre o ensino religioso no Brasil. O debate retomou o fôlego mais recentemente por ocasião da assinatura da Concordata entre o Brasil e a Santa Sé, onde o ensino religioso é previsto pelo menos na confissão católica. Este estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e analítico de abrangência nacional, que teve como universo de análise leis e regulamentações federais e estaduais que versam sobre o ensino religioso no país, além das notas taquigráficas referentes às sessões que discutiram o Acordo Brasil e Santa Sé na Câmara dos Deputados. Ao todo foram levantados 114 documentos sobre ensino religioso no país, além de mais de 100 páginas relativas às notas taquigráficas concernentes à sessão da Câmara dos Deputados. Os documentos foram analisados inicialmente quanto ao seu conteúdo explícito e posteriormente sobre uma matriz interpretativa considerando a sua integralidade. Para análise das notas taquigráficas serviu-se da técnica de análise de conteúdo. As evidências de pesquisa apontam que há uma diversidade de interpretações da LDB e a sobreposição entre o campo educacional, público e o religioso, privado expressa nas regulamentações estaduais sobre o ensino religioso. Constatou-se que no Brasil o princípio da laicidade se expressa pela pluriconfessionalidade. Isso quer dizer que muito embora o país não adote nenhuma religião como oficial, há um esforço político para garantir mecanismos de promoção da diversidade religiosa. É essa compreensão da laicidade como pluriconfessionalidade que permite a proteção constitucional ao ensino religioso nas escolas públicas. Constatou-se ainda que é também sobre o argumento de que a escola é um espaço privilegiado para promoção da diversidade religiosa que a defesa do ensino religioso se fundamenta. Porém a multiplicidade de interpretações expressas nas legislações estaduais somada a recente proposta de ensino religioso católico revelam que a escola pode se configurar como espaço para promoção de valores de comunidades morais específicas. Não havendo fiscalização por parte do governo federal sobre o conteúdo do ensino religioso, sobre a habilitação e formação dos professores e sobre o material didático, tal ensino pode se configurar como uma ameaça ao caráter democrático e laico do Estado brasileiro e um espaço para o proselitismo religioso. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Ensino religioso | en |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | en |
dc.subject.keyword | Educação e Estado | en |
dc.subject.keyword | Religião e Estado | en |
dc.title | O ensino religioso nas escolas públicas brasileiras : um desafio democrático para o Estado laico | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2010-12-03T10:35:30Z | - |
dc.date.available | 2010-12-03T10:35:30Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-03T10:35:30Z | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1307 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1307 | - |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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