Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13045
Título: | Oficina de fotografia analógica : sobre o olhar das paisagens de Ansel Adams |
Autor(es): | Santiago, Thamires Rodrigues Gomes |
Orientador(es): | Silva, Nelson Fernando Inocêncio da |
Assunto: | Arte - estudo e ensino Fotografia Fotografia analógica Adams, Ansel Easton, 1902-1984 |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 4-Mai-2016 |
Referência: | SANTIAGO, Thamires Rodrigues Gomes. Oficina de fotografia analógica: sobre o olhar das paisagens de Ansel Adams. 2014. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo propor a criação de um programa educacional aplicado em paralelo e de forma independente das exposições vigentes em espaços museológicos. Em sua maioria, os museus brasileiros possuem programas que apenas acompanham a exposição em cartaz, sem desenvolver o tema trabalhado mais profundamente ou oferecer um programa que apresente outros temas de maneira didática e dinâmica. Seguindo uma linha de raciocínio que começa na criação dos museus, no seu envolvimento com a escola e com os programas educativos atuais do país, passando por estudos de casos em instituições brasileiras, o trabalho propõe um programa baseado em um melhor desenvolvimento da relação museu-escola. A título de exemplo, este trabalho selecionou a fotografia analógica como temática para desenvolver as oficinas educativas, demonstrando como se pode difundir conhecimento no espaço oferecido pelos museus. Conhecimento como a criação e a evolução da fotografia até os dias atuais, trazendo em seu bojo a vida e obra de um dos mais celebres fotógrafos do século 20: Ansel Adams. Adams obteve muito sucesso em sua jornada através da captura dos grandes cenários naturais norte-americanos de forma analógica e tradicional. Com oficinas que demonstram desde o funcionamento de uma câmera até a exploração das cores de maneira lúdica, este programa oferece uma nova perspectiva sobre o papel dos museus na educação da sociedade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work of course conclusion aims the development of an educational program that functions independently and in parallel to the standing museum exhibitions. Most Brazilian museums only have programs that are carried out along the temporary exhibitions and, therefore, do not explore deeply a theme nor offer activities that present themes in a didactive and dynamic way. The educational program suggested in this paper takes as basis the need do promote a better relationship between the school and the museum, which has been studied for centuries, and stablishes a line of reasoning which entails the creation of museums, its involvement with the school, the operation of educational programs in the country and case studies regarding Brazilian institutions. To carry out the educational program, workshops were developed around just one theme and were designed to disseminate new knowledge on the spaces provided by the museums. Analogue photography was the chosen theme and was depicted from its creation to nowadays and based on the life and work of one of the greatest photographors of the 21th century: Ansel Adams. Adams achieved great success in his carreer by capturing in his photos breathtaking natural sets of North America. Comprising workshops that explore the mechanical concept of a camera and even the role of colors, the educational program proposed in this paper offers a new perspective on the role of museums in non-formal education. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons