Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13033
Título: | Programa Brasil alfabetizado – PBA, um olhar sob a intersecção gênero, raça e idade |
Autor(es): | Santos, Anita Carvalho |
Orientador(es): | Orrú, Sílvia Ester |
Assunto: | Programa Brasil Alfabetizado Discriminação na educação Alfabetização |
Data de apresentação: | 2-Jul-2014 |
Data de publicação: | 4-Mai-2016 |
Referência: | SANTOS, Anita Carvalho. Programa Brasil alfabetizado – PBA, um olhar sob a intersecção gênero, raça e idade. 2014. 48 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A pesquisa objetivou averiguar a inclusão da especificidade gênero, raça e idade no Programa Brasil Alfabetizado–PBA. Utilizou-se de uma pesquisa de revisão de literatura e análise documental para identificar as evidências do analfabetismo neste público, bem como investigou a inclusão da especificidade gênero, raça e idade apresentando o PBA. Concluiu-se que a articulação das Políticas Sociais realizadas pelo Governo Federal brasileiro atrela a participação de seus beneficiários ao PBA e a legislação deste acentua a inclusão de públicos diversos. Constatou-se a escassez de trabalhos acadêmicos com este tema. Ao final, sugere-se a inserção da Educação antirracista e a atenção à escolaridade do/a idoso/a, por tratar-se de um Programa em execução com estudos acadêmicos futuros. __________________________________________________________________________ ABSTRACT The research aimed at investigating the inclusion of specific gender, race and age in PBA-Literate Brazil Program. We used a survey of the literature review and document analysis to identify the evidence of illiteracy in this audience; and investigated the inclusion of specific gender, race and age presenting PBA. It was concluded that the articulation of social policies undertaken by the Federal Government links the participation of its beneficiaries the PBA and the legislation of that accentuates the inclusion of diverse audiences. Noted the scarcity of scholarly work with this theme, the end suggested the inclusion of anti-racist education, attention to schooling/ the elderly/ a, because it is a program running future academic studies. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons