Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RafaelaTostesRibeiroVivacquaFrecchian.pdf835,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Biblioteca e os contos de fadas : desenvolvendo valores sociais
Autor(es): Alves, Rafaela Tostes Ribeiro Vivacqua Frecchiani
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Bibliotecas escolares
Interesses na leitura
Crianças - livros e leitura
Leitura
Contação de histórias
Data de apresentação: 8-Dez-2015
Data de publicação: 4-Mai-2016
Referência: ALVES, Rafaela Tostes Ribeiro Vivacqua Frecchiani. Biblioteca e os contos de fadas : desenvolvendo valores sociais. 2015. 80 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Trata da relação entre a atividade de hora do conto e a aprendizagem dos valores sociais no âmbito da biblioteca, com utilização dos livros de contos de fadas. O referencial teórico abordou temas como a biblioteca escolar, a hora do conto, os contos de fadas e a leitura, a educação infantil e os valores sociais. O objetivo principal foi compreender de que forma os bibliotecários podem utilizar os contos de fadas para trabalhar valores sociais na contação de histórias, expondo a importância da atividade de hora do conto no estímulo à leitura. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo e a coleta de dados foi realizada mediante entrevistas semi-estruturadas com bibliotecárias, pedagogas, uma professora e uma psicóloga; todas com experiência prévia no trabalho com crianças. A pesquisa teve como resultados a confirmação de que a aprendizagem de valores é mediada pelo contato com os educadores e a importância da hora do conto como espaço educador. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper studies the relation between the process of learning social values and storytelling activities of fairytale books, within a scholar library. The theorical basis includes themes such as the scholar library, storytelling, fairytales and reading, child education and social values. The main objective is to understand how the librarians can use the fairytales to teach social values through a storytelling activity and also shows the importance of storytelling and the reading habit. This research uses a qualitative methodology. Semi-structured interviews questionnaire were made with librarians, pedagogues, a teacher and a psychologist, all with previous experience on children activities. As a result it was confirmed that social values can be learnt from the contact of educators and reinforced the importance of storytelling as an education activity
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2015.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons