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Título: Incentivo e mediação da leitura em biblioteca escolar : um estudo sobre as iniciativas do Instituto Natural de Desenvolvimento Infantil (INDI)
Autor(es): Carvalho, Caroline Lago de
Orientador(es): Kafure Muñoz, Ivette
Assunto: Bibliotecas escolares
Interesses na leitura
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: 18-Nov-2015
Data de publicação: 3-Mai-2016
Referência: CARVALHO, Caroline Lago de. Incentivo e mediação da leitura em biblioteca escolar: um estudo sobre as iniciativas do Instituto Natural de Desenvolvimento Infantil (INDI). 2015. 144 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Na Sociedade da Informação, a leitura, além de um aspecto de desenvolvimento pessoal e cultural, adquire um valor social, pois permite a inserção do homem em toda a dinâmica dessa sociedade prioritariamente letrada. Negar ao indivíduo o pleno usufruto dos benefícios da leitura, em seu aspecto cognitivo e social, significa negar-lhe o pleno exercício de sua cidadania. Tendo isso em vista, o intuito do presente estudo de caso, por meio de observação e entrevistas, foi descrever as estratégias utilizadas no Instituto Natural de Desenvolvimento Infantil (INDI) para incentivar e mediar a leitura, partindo de um questionamento sobre como a escola e a biblioteca podem atuar na formação de leitores na sociedade contemporânea. A leitura ocupa um lugar de destaque na vida da instituição, em atividades que vão do simples contato e manuseio do livro a um grande evento como o Fest Livro, da criança mais nova, no primeiro nível escolar, à mais velha, que já está indo para o Ensino Médio. Assim, pretende-se contribuir tanto para a visibilidade do trabalho realizado pela escola nesta seara, quanto para a compilação e apresentação das iniciativas de incentivo e mediação à comunidade acadêmica nas áreas de Ciência da Informação, Educação, e a todos quantos desejarem trabalhar para a democratização deste bem cultural que é a leitura. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the information society, reading, besides an aspect of personal and cultural development, takes on a social value because it allows the insertion of man in all the dynamics of this society, which is priority literate. Deny the individual the full enjoyment of the benefits of reading in their cognitive and social aspect, is the same of deny him the full exercise of their citizenship. In view of this, the purpose of this case study, by observation and interviews, was to describe the strategies used in Instituto Natural de Desenvolvimento Infantil (INDI) to encourage and mediate the reading, starting from a question about how the school and the library can act in the formation of readers in contemporary society. Reading occupies a prominent place in the life of INDI, in activities that ranging from the simple contact and book handling to a big event like the Fest Livro (Book), from the youngest child in the first grade level, to the older, which is already going for high school. Thus, the intend here is to contribute to both: the visibility of the work done by the school in this endeavor; and for the compilation and presentation of incentive initiatives and mediation to the academic community in the areas of Information Science, Education, and to all who wish to work for democratization of this cultural asset that is reading.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2015.
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