Resumo: | Na Sociedade da Informação, a leitura, além de um aspecto de desenvolvimento pessoal e
cultural, adquire um valor social, pois permite a inserção do homem em toda a dinâmica dessa
sociedade prioritariamente letrada. Negar ao indivíduo o pleno usufruto dos benefícios da
leitura, em seu aspecto cognitivo e social, significa negar-lhe o pleno exercício de sua
cidadania. Tendo isso em vista, o intuito do presente estudo de caso, por meio de observação e
entrevistas, foi descrever as estratégias utilizadas no Instituto Natural de Desenvolvimento
Infantil (INDI) para incentivar e mediar a leitura, partindo de um questionamento sobre como
a escola e a biblioteca podem atuar na formação de leitores na sociedade contemporânea. A
leitura ocupa um lugar de destaque na vida da instituição, em atividades que vão do simples
contato e manuseio do livro a um grande evento como o Fest Livro, da criança mais nova, no
primeiro nível escolar, à mais velha, que já está indo para o Ensino Médio. Assim, pretende-se
contribuir tanto para a visibilidade do trabalho realizado pela escola nesta seara, quanto para a
compilação e apresentação das iniciativas de incentivo e mediação à comunidade acadêmica
nas áreas de Ciência da Informação, Educação, e a todos quantos desejarem trabalhar para a
democratização deste bem cultural que é a leitura. __________________________________________________________________________ ABSTRACT In the information society, reading, besides an aspect of personal and cultural development,
takes on a social value because it allows the insertion of man in all the dynamics of this
society, which is priority literate. Deny the individual the full enjoyment of the benefits of
reading in their cognitive and social aspect, is the same of deny him the full exercise of their
citizenship. In view of this, the purpose of this case study, by observation and interviews, was
to describe the strategies used in Instituto Natural de Desenvolvimento Infantil (INDI) to
encourage and mediate the reading, starting from a question about how the school and the
library can act in the formation of readers in contemporary society. Reading occupies a
prominent place in the life of INDI, in activities that ranging from the simple contact and
book handling to a big event like the Fest Livro (Book), from the youngest child in the first
grade level, to the older, which is already going for high school. Thus, the intend here is to
contribute to both: the visibility of the work done by the school in this endeavor; and for the
compilation and presentation of incentive initiatives and mediation to the academic
community in the areas of Information Science, Education, and to all who wish to work for
democratization of this cultural asset that is reading. |