Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13010
Título: | Percepção dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade de Brasília sobre plágio acadêmico |
Autor(es): | Garcia, Laís Lorena Barbosa |
Orientador(es): | Monteiro, Fernanda de Souza |
Assunto: | Plágio Direitos autorais Universidade de Brasília (UnB) - Biblioteconomia - estudantes |
Data de apresentação: | 1-Fev-2016 |
Data de publicação: | 3-Mai-2016 |
Referência: | GARCIA, Laís Lorena Barbosa. Percepção dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade de Brasília sobre plágio acadêmico. 2016. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Trata de estudo sobre a compreensão do conceito de plágio acadêmico dos estudantes de Biblioteconomia da UnB. Apresenta para embasamento teórico o conceito de plágio acadêmico, a legislação pertinente ao assunto, ferramentas de prevenção ao plágio e as normas técnicas utilizadas para a apresentação de trabalhos acadêmicos. Pesquisa de caráter descritivo com abordagem quali-quantitativa. A amostra da pesquisa são os estudantes de Biblioteconomia do sétimo e oitavo semestre do 2°/2015. O método de coleta de dados é a pesquisa documental e a análise de questionário. Foram aplicados 55 questionários, e obteve-se resposta de 25, que representa 45,45% do total, cuja análise torna-se objeto desta pesquisa. Os dados demonstram que cerca de 90% dos estudantes compreendem o conceito de plágio e cursaram disciplinas obrigatórias e optativas que abordam o tema, mesmo havendo carência de disciplinas que tratam do assunto. |
Abstract: | It comes to study on the understanding of the concept of academic plagiarism of
Library Science students of UNB. It presents theoretical basis for the concept of
academic plagiarism, the law concerning this matter, plagiarism prevention tools and
the technical standards used for the presentation of academic papers. Descriptive
study with a qualitative and quantitative approach. The survey sample are the Library
of the seventh and eighth semester students of the 2nd/2015. The data collection
method is the documentary research and questionnaire analysis. Questionnaires were
administered 55 and 25 were obtained response, representing 45.45% of the total, the
analysis of which becomes the object of this research. The data show that about 90%
of the students understand the concept of plagiarism and attended mandatory and
optional courses on the topic, even with lack of disciplines that deal with the subject. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons