Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13002
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_YasminBarrosodaSilva.pdf699,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estereótipo e Stanislavski na construção da personagem Carla em 3x4 (2015)
Autor(es): Silva, Yasmin Barroso da
Orientador(es): Tenenblat, Nitza
Assunto: Personagens - construção
Estereótipo - artes
Atores
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 2-Mai-2016
Referência: SILVA, Yasmin Barroso da. Estereótipo e Stanislavski na construção da personagem Carla em 3x4 (2015). 2015. 41 f. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho é um estudo do surgimento e da definição do termo estereótipo, assim como a sua utilização nas artes cênicas, relacionando-o com três elementos do sistema Stanislavski (se mágico, ações e superobjetivo). Visa dar credibilidade ao uso do sistema contíguo ao estereótipo tendo como exemplo a construção da personagem Carla no espetáculo 3x4 (2015). Antes de partir para a construção prática da personagem Carla busco compreender melhor o que é estereótipo e como ele é compreendido nas artes cênicas. Primeiramente discorro sobre a origem e a definição do termo estereótipo e posteriormente sobre o uso dele na Commedia dell’Arte. Pondero também as considerações da diretora, professora e escritora teatral Anne Bogart sobre o uso consciente e construtivo dos clichês e do estereótipo. Após realizar uma pesquisa de campo, na W3 Norte, aplico quatro elementos, pertencentes ao estereótipo que eu tinha de prostitutas, juntamente com três elementos do sistema Stanislavski para a construção da personagem Carla. Finalmente, compreendo que o estereótipo contíguo ao sistema Stanislavski pode ser um grande aliado na construção de um personagem. Na medida em que o ator não tenha contato com o universo do personagem o estereótipo serve como um rápido impulso criativo inicial. A partir do momento que o estereótipo estimula a imaginação e consequentemente gera ações ele possibilita abertura para o uso concomitante com o sistema Stanislavskiano. O sistema aplicado simultaneamente com o estereótipo contribui para que as ações sejam bem definidas e coerentes de modo que contribuam para o superobjetivo da personagem. Por fim auxilia a tirar o estereótipo do lugar-comum e mecânico, porque traz um toque mais pessoal na construção da personagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons