Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12999
Título: | Práticas pedagógicas de um professor-artista : o ensino de teatro em espaço não-formal |
Autor(es): | Fernandes, Filipe de Souza |
Orientador(es): | Cruvinel, Tiago de Brito |
Assunto: | Teatro - ensino Professores de arte |
Data de apresentação: | Jun-2015 |
Data de publicação: | 2-Mai-2016 |
Referência: | FERNANDES, Filipe de Souza. Práticas pedagógicas de um professor-artista: o ensino de teatro em espaço não-formal. 2015. 38 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015. |
Resumo: | Esta monografia visa apresentar as diferenças entre o espaço formal e não-formal de ensino, fazendo uma reflexão sobre o trabalho de um professor-artista, responsável pelas turmas de teatro infantil da Academia Fito Fitness, em Ipatinga-MG, mostrando sua trajetória e formação artística, os métodos utilizados, seu referencial teórico, suas abordagens e suas práticas pedagógicas. Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: observação de campo, entrevistas, questionários e registros escritos. Este trabalho teve como fundamentação teórica vários artigos e autores, destacando-se Viola Spolin e Peter Slade. Percebe-se que os professores-artistas desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento cultural da nossa sociedade, mesmo sem possuir uma graduação na área, pois, suprem a falta de profissionais formados e a falta de instituições formais que ofereçam aulas regulares de Dança, Teatro, Música e Artes Visuais. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons