Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12977
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LoryGiuliaGouveiaSimonetti.pdf753,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Em busca de um outro olhar : primeiras reflexões sobre ensino interdisciplinar de teatro e línguas na educação básica, do ponto de vista teatral
Autor(es): Simonetti, Lory Giulia Gouveia
Orientador(es): Queiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de
Assunto: Educação
Teatro na educação
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 28-Abr-2016
Referência: SIMONETTI, Lory Giulia Gouveia. Em busca de um outro olhar: primeiras reflexões sobre ensino interdisciplinar de teatro e línguas na educação básica, do ponto de vista teatral. 2015. 56 f. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Sabe-se que o Teatro, as artes dramáticas em geral, são bastante flexíveis. Essa flexibilidade contribui para a sua aplicabilidade em finalidades não só culturais, mas também escolares. Embora seja uma linguagem, quer dizer, uma área de conhecimento bastante ampla, atualmente, a mesma não tem recebido o devido valor e importância. Nestas circunstâncias, esta monografia terá como foco o ensino interdisciplinar de Teatro e Línguas, na busca de uma almejada valorização por meio da sugestão de aplicar esse tipo de projeto na educação básica. Um ensino de qualidade pode ser alcançado caso as próprias disciplinas se complementassem em conteúdos e metodologias, por meio de aulas mais dinâmicas, centralizando uma participação maior do aluno. No primeiro capítulo, apresenta-se termos essenciais para a compreensão sobre o ensino interdisciplinar teatro-línguas. Em seguida, no segundo capítulo, são exploradas três experiências pessoais relevante à pedagogia desse ensino, vivências importantes para a apropriação desse universo antes da sua aplicação em sala de aula. Finaliza-se constatando no terceiro e último capítulo a interpretação equivocada de Teatro como ferramenta neste tipo de proposta, por causa da sua flexibilidade, e que deveria ser considerado como uma linguagem, uma área de conhecimento, antes que seja posta em prática num ambiente escolar. E, a partir disso, observou-se que a integração entre duas disciplinas, ambas usados com responsabilidade e planejamento adequado, agrega não só valor aos conhecimentos do aluno, possibilitando-o a relacionar a sua experiência escolar com a sua realidade, mas também ao valor das disciplinas envolvidas. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
It is known that theater, and the dramatic arts in general, are quite flexible. This flexibility contributes to their suitability for not only cultural but also for educational purposes. Although it has a language of its own; that is, it is a very broad and complex subject, it has not presently enjoyed the due recognition of its value and importance. In this light, this essay will focus on the interdisciplinary teaching of theater and languages, in search of a greater valorization by suggesting this kind of project should be applied in elementary education. Quality education can be achieved if the two disciplines complement each other in content and methodologies through more dynamic classes, encouraging and effecting greater student participation. In its first chapter, this essay presents essential terms for the understanding of theater-language interdisciplinary teaching. Personal experiences relevant to this pedagogy are then explored in the second chapter, these being important for the necessary command of this subject matter before its application in the classroom. It concludes in the third and last chapter with the mistaken interpretation of Theatre as a tool in this type of proposal, because of its flexibility, and that it should be considered as a language of its own, before being put into practice in a school setting. Finally, it observes that the integration of the two disciplines, both used responsibly and with proper planning, adds value not only to the knowledge of the student, enabling him to relate his school experience with his reality, but also to recognize the inherent value of the disciplines involved.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons