Resumo: | Sabe-se que o Teatro, as artes dramáticas em geral, são bastante flexíveis. Essa
flexibilidade contribui para a sua aplicabilidade em finalidades não só culturais, mas
também escolares. Embora seja uma linguagem, quer dizer, uma área de
conhecimento bastante ampla, atualmente, a mesma não tem recebido o devido
valor e importância. Nestas circunstâncias, esta monografia terá como foco o ensino
interdisciplinar de Teatro e Línguas, na busca de uma almejada valorização por meio
da sugestão de aplicar esse tipo de projeto na educação básica. Um ensino de
qualidade pode ser alcançado caso as próprias disciplinas se complementassem em
conteúdos e metodologias, por meio de aulas mais dinâmicas, centralizando uma
participação maior do aluno. No primeiro capítulo, apresenta-se termos essenciais
para a compreensão sobre o ensino interdisciplinar teatro-línguas. Em seguida, no
segundo capítulo, são exploradas três experiências pessoais relevante à pedagogia
desse ensino, vivências importantes para a apropriação desse universo antes da sua
aplicação em sala de aula. Finaliza-se constatando no terceiro e último capítulo a
interpretação equivocada de Teatro como ferramenta neste tipo de proposta, por
causa da sua flexibilidade, e que deveria ser considerado como uma linguagem,
uma área de conhecimento, antes que seja posta em prática num ambiente escolar.
E, a partir disso, observou-se que a integração entre duas disciplinas, ambas usados
com responsabilidade e planejamento adequado, agrega não só valor aos
conhecimentos do aluno, possibilitando-o a relacionar a sua experiência escolar com
a sua realidade, mas também ao valor das disciplinas envolvidas. __________________________________________________________________________ ABSTRACT It is known that theater, and the dramatic arts in general, are quite flexible. This
flexibility contributes to their suitability for not only cultural but also for educational
purposes. Although it has a language of its own; that is, it is a very broad and
complex subject, it has not presently enjoyed the due recognition of its value and
importance. In this light, this essay will focus on the interdisciplinary teaching of
theater and languages, in search of a greater valorization by suggesting this kind of
project should be applied in elementary education. Quality education can be
achieved if the two disciplines complement each other in content and methodologies
through more dynamic classes, encouraging and effecting greater student
participation. In its first chapter, this essay presents essential terms for the
understanding of theater-language interdisciplinary teaching. Personal experiences
relevant to this pedagogy are then explored in the second chapter, these being
important for the necessary command of this subject matter before its application in
the classroom. It concludes in the third and last chapter with the mistaken
interpretation of Theatre as a tool in this type of proposal, because of its flexibility,
and that it should be considered as a language of its own, before being put into
practice in a school setting. Finally, it observes that the integration of the two
disciplines, both used responsibly and with proper planning, adds value not only to
the knowledge of the student, enabling him to relate his school experience with his
reality, but also to recognize the inherent value of the disciplines involved. |