Resumo: | Esta monografia tem o propósito de pesquisar o processo de recepção das apresentações teatrais no ambiente escolar, para alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, abordando temas transversais constantes no Currículo da Educação Básica. Foram utilizados alguns autores com suas teorias para um entendimento melhor dos conceitos, como: Ricardo Japiassu, Flávio Desgranges, Marcos Paulo de Araújo Barros, Tais Ferreira, Célia Salume Mendonça, Robson Rosseto, Silmara Lídia Moraes Arcoverde, Maria Paula Vignola Zuranvisk, Ana Mae Barbosa, Walter Benjamim e Lev Vygotsky. O objetivo geral desta pesquisa é identificar a importância das apresentações teatrais como um mecanismo didático para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, em contextos formais, por meio da abordagem dos temas transversais e da participação dos professores no espetáculo. Tem como base metodológica uma abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa de campo, por meio observação participante. São duas peças adaptadas dos clássicos dos irmãos Grimm, “Branca de Neve” e “Chapeuzinho Vermelho”, recriadas com títulos diferentes “O Lobo Volta á Atacar” e “Branca de Neve e o Livro Falante”. Este trabalho trouxe benefícios para alunos e professores, produzindo um impacto pedagógico positivo, que alterou a rotina de todos envolvidos na escola. |