Título: | O ensino ético e humanizado na residência de cirurgia geral |
Autor(es): | Vasconcelos, Flávia Roberta Paes |
Orientador(es): | Prado, Carolina Conceição |
Assunto: | Medicina - estudo e ensino Bioética Ética médica Residentes (Medicina) Humanização dos serviços de saúde |
Data de apresentação: | 2010 |
Data de publicação: | 1-Dez-2010 |
Referência: | VASCONCELOS, Flávia Roberta Paes. O ensino ético e humanizado na residência de cirurgia geral. 2010. 22 f. Monografia (Especialização em Educação e Promoção da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumo: | Os temas da ética, bioética e humanização tem se tornado alvo de palpitantes discussões na Educação Médica em virtude da mudança de conceitos vigentes na sociedade contemporânea. Nesse atual contexto, onde se inclui a globalização da informação e do desenvolvimento técnico-científico, é fato comum a exigência da aprendizagem das mais diversas competências a fim de que haja integração no exercício de um dado "saber-fazer" profissional. Essa multiplicidade da demanda social atual interfere diretamente no contexto da discussão curricular e formação médica com o objetivo de produzir um profissional capacitado tecnicamente, mas também, um cidadão crítico e autônomo, capaz de agir nos diversos níveis de atenção à saúde. Sendo assim, este estudo visa, através de pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, fazer uma reflexão sobre a atual formação dos cirurgiões e ratificar a importância da inclusão de preceitos morais, éticos e de humanização no currículo da Residência Médica em Cirurgia Geral. Conclui-se que o Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral possui uma lacuna em sua grade curricular no tocante à temática da ética e da humanização e, tendo em vista serem esses temas de grande relevância na formação de qualidade para, não só esta especialidade, mas toda e qualquer área de atuação médica, sugere-se a inclusão desses preceitos no currículo oficial deste Programa. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinar, Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1295 |
Aparece na Coleção: | Educação e Promoção da Saúde
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.