Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1295
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FlaviaRobertaPaesVasconcelos.pdf106,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino ético e humanizado na residência de cirurgia geral
Autor(es): Vasconcelos, Flávia Roberta Paes
Orientador(es): Prado, Carolina Conceição
Assunto: Medicina - estudo e ensino
Bioética
Ética médica
Residentes (Medicina)
Humanização dos serviços de saúde
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 1-Dez-2010
Referência: VASCONCELOS, Flávia Roberta Paes. O ensino ético e humanizado na residência de cirurgia geral. 2010. 22 f. Monografia (Especialização em Educação e Promoção da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Os temas da ética, bioética e humanização tem se tornado alvo de palpitantes discussões na Educação Médica em virtude da mudança de conceitos vigentes na sociedade contemporânea. Nesse atual contexto, onde se inclui a globalização da informação e do desenvolvimento técnico-científico, é fato comum a exigência da aprendizagem das mais diversas competências a fim de que haja integração no exercício de um dado "saber-fazer" profissional. Essa multiplicidade da demanda social atual interfere diretamente no contexto da discussão curricular e formação médica com o objetivo de produzir um profissional capacitado tecnicamente, mas também, um cidadão crítico e autônomo, capaz de agir nos diversos níveis de atenção à saúde. Sendo assim, este estudo visa, através de pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, fazer uma reflexão sobre a atual formação dos cirurgiões e ratificar a importância da inclusão de preceitos morais, éticos e de humanização no currículo da Residência Médica em Cirurgia Geral. Conclui-se que o Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral possui uma lacuna em sua grade curricular no tocante à temática da ética e da humanização e, tendo em vista serem esses temas de grande relevância na formação de qualidade para, não só esta especialidade, mas toda e qualquer área de atuação médica, sugere-se a inclusão desses preceitos no currículo oficial deste Programa.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinar, Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1295
Aparece na Coleção:Educação e Promoção da Saúde



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.