Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12928
Título: | As artes indígenas no ensino básico : experiências descolonizadoras |
Autor(es): | Amorim, Danielle Monteiro Correa |
Orientador(es): | Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana |
Assunto: | Cultura indígena Arte indígena |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 25-Abr-2016 |
Referência: | AMORIM, Danielle Monteiro Correa. As artes indígenas no ensino básico: experiências descolonizadoras. 2015. [123] f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Impregnada de concepções cosmológicas e narrativas mitológicas, as estéticas
indígenas evidenciam a faculdade latente de seus artefatos no intercâmbio entre os
mundos e seus seres; além de revelarem aspectos de suas construções identitárias e
comunitárias, participam de forma ativa com e para a vida em comunidade. A pesquisa
surge da inquietação provocada pelo poder de diálogo que esses artefatos representam e
são, por sua capacidade de agente catalizador, reconciliador e utilitário dos diferentes
componentes do cosmo. Eles constroem, controlam fluxos e são exemplos do que John
Dewey aponta como uma experiência estética singular, aquela em que a satisfação
sensorial não acontece por si só, mas à todo processo de que resulta. Este princípio é de
grande valia para o desenvolvimento das histórias e culturas indígenas nas escolas,
ensino obrigatório por lei e que enfatiza a área da educação artística. Tendo em vista
que o tema abordado dentro desse conteúdo será desenvolvido em ambiente escolar –
um novo contexto com percepções e configurações diferentes das quais se originam –
de que forma a prática do professor deve abordar a temática para que a experiência
singular seja estendida até essa nova atmosfera com o intuito de proporcionar sua
compreensão e vivência por parte dos alunos? |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons