Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12899
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ CarinaFerreiraCardoso.pdf561,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Raça e promoção da igualdade no ensino superior : uma análise do Programa de Permanência Qualificada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Autor(es): Cardoso, Carina Ferreira
Orientador(es): Fraz, Joeanne Neves
Assunto: Discriminação na educação
Ensino superior
Programas de ação afirmativa
Discriminação racial
Data de apresentação: 1-Jun-2014
Data de publicação: 19-Abr-2016
Referência: CARDOSO, Carina Ferreira. Raça e promoção da igualdade no ensino superior: uma análise do Programa de Permanência Qualificada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 65 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o Programa de Permanência Qualificada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPQ – UFRB) sob a ótica dos estudantes beneficiados por tal ação afirmativa, a fim de traçar um panorama – baseado no recorte de raça – sobre a sua eficácia na promoção da igualdade no Ensino Superior. Entende-se por programa de promoção da igualdade racial todo aquele pautado em alternativas que visam superar as desigualdades raciais, seja do ponto de vista social, econômico ou mesmo cultural. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi feita no campus de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em funcionamento na cidade de Santo Antônio de Jesus (BA). A seleção dos sujeitos de pesquisa foi aleatória e fundamentada no estudo de caso desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas, análise documental e pesquisa bibliográfica. Sendo constatado por meio dos procedimentos adotados a real capacidade do PPQ de alavancar a igualdade racial dentro do universo acadêmico, mesmo que de forma indireta, embora ainda sejam necessários alguns melhoramentos e aprimoramentos deste programa a fim de atender com maior êxito e em maior proporção tal propósito
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons