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https://bdm.unb.br/handle/10483/12897
Título: | Lei 10.639 e a educação : possíveis contribuições para a vida de duas meninas negras |
Autor(es): | Geraldo, Aparecida das Graças |
Orientador(es): | Silva, Lucilene Costa e |
Assunto: | Educação de crianças Racismo Discriminação na educação Discriminação racial |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 19-Abr-2016 |
Referência: | GERALDO, Aparecida das Graças. Lei 10.639 e a educação: possíveis contribuições para a vida de duas meninas negras. 2014. 50f., il. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar a importância da implementação da Lei 10.639/03 para o sentimento de pertencimento étnico/racial de duas meninas negras. Para sustentar o aporte teórico Munanga; (1988-2004) Gomes (2002-2003-2005-2008); Cavalleiro (1998- 2000) e outros que pesquisam com a mesma intensidade as questões que se referem à presença do negro na sala. A análise da aplicação da Lei 10639 foi o eixo norteador da pesquisa, o objetivo foi analisar a contribuição da lei para a [re] construção da identidade da criança negra. Para averiguar a sua eficácia, foram entrevistadas mães de crianças negras para conhecer as estratégias que são utilizadas para incentivar e motivar as filhas a incluir no sistema educacional. As análises obtidas por meio da entrevista semiestruturada permite afirmar que ainda hoje, 10 anos após a aprovação da lei, na qual uma parcela das crianças negras enfrenta o racismo em sala de aula e são tratadas como invisíveis. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça
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