Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12881
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GuilhermeMirandadeAvila.pdf479,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Protocolos de triagem nutricional para adultos e idosos na prática clínica : uma revisão
Autor(es): Ávila, Guilherme Miranda de
Orientador(es): Dutra, Eliane Said
Assunto: Desnutrição
Desnutrição intra-hospitalar
Protocolos de Triagem Nutricional (PTN)
Idosos - saúde
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Abr-2016
Referência: ÁVILA, Guilherme Miranda de. Protocolos de triagem nutricional para adultos e idosos na prática clínica: uma revisão. 2015. 25 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução e objetivos: A desnutrição interfere negativamente no desfecho e tratamento das doenças, aumenta a incidência de infecções, o tempo de internação, a morbidade e a mortalidade, piora o prognóstico cirúrgico e pode aumentar os custos de tratamento. A utilização de Protocolos de Triagem Nutricional (PTN) permite detectá-la e direcionar a intervenção nutricional pertinente. O objetivo principal foi revisar os principais protocolos de triagem nutricional para adultos e idosos na literatura dos últimos 10 anos. Métodos: Revisão narrativa baseada em buscas na base de dados do Portal CAPES de artigos publicados entre os anos 2005 e 2015. As palavras chaves utilizadas foram DESNUTRIÇÃO ENERGÉTICO-PROTEICA ou DESNUTRIÇÃO HOSPITALAR, TRIAGEM NUTRICIONAL, RISCO NUTRICIONAL, MALNUTRITION SCREENING TOOLS juntas ou separadas. Resultados: Os PTN mais citados na literatura foram MNA, MST, MUST, NRS-2002, MNA-SF, respectivamente. Foram analisados 102 trabalhos, selecionados 25 trabalhos e 3 livros. Conclusão: O Nutricionista deve desenvolver um senso crítico para efetuar a escolha do melhor PTN a ser utilizado na sua prática clínica. A escolha de um protocolo de triagem nutricional deve levar em consideração vários fatores, como idade da população, enfermidades (especialidade clínica), pessoal disponível para a aplicação (profissional ou não), disponibilidade de recursos (tempo e dinheiro).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2015.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons