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Título: Lei de cotas : idas e vindas do debate sobre o acesso ao ensino superior : um estudo de caso da UnB
Autor(es): Blackman, Ana Elisa de Carli
Orientador(es): Bernardino-Costa, Joaze
Assunto: Programas de ação afirmativa
Sistema de cotas
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 13-Abr-2016
Referência: BLACKMAN, Ana Elisa de Carli. Lei de cotas: idas e vindas do debate sobre o acesso ao ensino superior: um estudo de caso da UnB. 2014. 63 f., il. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O estudo em questão faz uma análise da Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências, e o seu impacto no modelo de ação afirmativa adotado pela Universidade de Brasília (UnB). Desse modo, a estudo procurou situar como se deu o processo de conciliação entre a legislação federal, que obriga todas as instituições de ensino superior (IES) a adotarem sistema de seleção de candidatos pelo critério de escola pública, e o modelo vigente na UnB, pautado nas cotas para negros, em pleno período de revisão da própria política no interior da instituição. O método de pesquisa qualitativo foi empregado na análise do objeto com base na pesquisa bibliográfica sobre o assunto e pesquisa documental. O enfoque temporal da análise abarcou o período de promulgação da Lei n. 12.711/ 2012 até o primeiro semestre de 2014, quando houve a mudança no modelo da política de ação afirmativa da UnB. A hipótese de investigação baseou-se na afirmativa de que a Lei de Cotas representou um avanço ao produzir mudanças importantes no contexto das formas de ingresso de grupos historicamente excluídos do ensino superior no Brasil.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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