Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12862
Título: | A relação entre perfis de parturientes e vias de parto no Brasil |
Autor(es): | Schiller, Esther Ferreira |
Orientador(es): | Collares, Ana Cristina Murta |
Assunto: | Sociologia da saúde Parto (Obstetrícia) Parto normal Partos cesáreos Parturientes |
Data de apresentação: | 11-Dez-2015 |
Data de publicação: | 12-Abr-2016 |
Referência: | SCHILLER, Esther Ferreira. A relação entre perfis de parturientes e vias de parto no Brasil. 2015. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Pesquisa exploratório-descritiva acerca do número de partos cesáreos no Brasil a partir do delineamento de quem são as parturientes. Por meio do levantamento de dados diretamente no banco do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) reuniu-se informações acerca da idade, histórico gestacional, escolaridade, cor/raça/etnia, estado civil, tipo de parto de todas as parturientes do ano de 2013 no Brasil a fim de identificar eventual perfil das parturientes que optam pela via de parto cesariana em detrimento da via de parto normal. A análise dos dados com base em medidas estatísticas e no confronto com os indicadores sociais Produto Interno Bruto (PIB) (calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), coeficiente de Gini (Gini) (calculado, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) (medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD) demonstrou que, no plano individual, quanto maior a escolaridade maior a tendência pelos partos cesáreos e, no plano regional, quanto maior o IDHM também maior a tendência pelos partos cesáreos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons