Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1285
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_AngelicaSilvaDuarte.pdf242,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Intersexualidade e o discurso médico : problemas de gênero e desafios para o serviço social
Autor(es): Duarte, Angelica da Silva
Orientador(es): Araújo, Neuza de Farias
Assunto: Hermafroditismo
Medicina social
Data de apresentação: 2007
Data de publicação: 30-Nov-2010
Referência: DUARTE, Angelica da Silva. Intersexualidade e o discurso médico: problemas de gênero e desafios para o serviço social. 2007. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: A história do surgimento e consolidação do Serviço Social e da Medicina, no contexto do aparecimento do sistema capitalista, revela aspectos significativos para a compreensão da atuação profissional na contemporaneidade. A tentativa de aproximação entre os dois campos de conhecimento permite o entendimento de seus papéis sociais. Neste sentido, localizam-se, Serviço Social e Medicina, no papel de controle da reprodução social através da medicalização social dos corpos. A intersexualidade encontra-se nos temas emergentes dos estudos de gênero, sexualidade e corpo, além das teorias feministas. As inquietações trazidas por meio do indivíduo intersexo provocam diversos questionamentos em torno da idéia de que o sexo ocupa a esfera da natureza, e o gênero, a esfera da cultura. Além disso, o corpo intersexo, de sexo e gênero indefinidos, representa ameaça à estrutura binária do feminino ou masculino, e à matriz heterossexual de reprodução social. Assim, o intersexo torna-se alvo dos saberes biomédicos, e identifica-se a cirurgia de correção de genitália como uma forma de normalização do corpo intersexo. Considerando o campo da saúde como o lugar predominante de manifestação da intersexualidade, esta se torna uma demanda legítima para o Serviço Social. E ainda, reforçando os princípios fundamentais de regulamentação da profissão, reivindica-se uma atuação do Serviço Social em torno do indivíduo intersexo que se distancie da prática médica de controle da reprodução social.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.1285
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.