Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12841
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VivianCarolinadoCarmoSantos.pdf862,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Juventude e política : jornadas de junho e manifestações em Brasília
Autor(es): Santos, Vívian Carolina do Carmo
Orientador(es): Coelho, Maria Francisca Pinheiro
Assunto: Manifestações de junho de 2013 (Brasil)
Movimentos sociais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Abr-2016
Referência: SANTOS, Vívian Carolina do Carmo. Juventude e política: jornadas de junho e manifestações em Brasília. 2015. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No ano de 2013 aconteceu a maior mobilização da população brasileira dos últimos 20 anos. O ano pré-Copa e pré-eleições foi o estopim para a ação de uma população indignada e engasgada, que se uniu por meio das redes sociais para ganhar força e ocupar o espaço público das cidades e periferias do país. As pessoas, principalmente jovens, foram às ruas sem pautas pré-definidas. Nessas manifestações ficou evidente o descontentamento do cidadão com as instituições políticas. Em um determinado momento das mobilizações, o espaço público foi ocupado por cenas de violência protagonizadas pela polícia e por grupos de manifestantes. Nessa monografia foram analisadas, em particular, as mobilizações em Brasília, com base em notícias da mídia, estudos e análises sobre as Jornadas de Junho e em duas pesquisas realizadas com estudantes da Universidade de Brasília, visando averiguar o nível de sua participação, suas motivações e percepções. Nesse cenário, considerou-se também a experiência realizada com um grupo focal, com estudantes da UnB, sobre esse mesmo tema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons