Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12827
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MatheusAlmeidaPereiraRibeiro.pdf400,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reconstruindo o “Acampamento 10 de Junho” : a dinâmica da luta pela terra no DF a partir de trajetórias de militantes
Autor(es): Ribeiro, Matheus Almeida Pereira
Orientador(es): Rosa, Marcelo Carvalho
Assunto: Assentamentos rurais
Reforma agrária
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Abr-2016
Referência: RIBEIRO, Matheus Almeida Pereira. Reconstruindo o “Acampamento 10 de Junho”: a dinâmica da luta pela terra no DF a partir de trajetórias de militantes. 2015. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia, relata a história do acampamento 10 de junho – situado no Recanto das Emas, Distrito Federal -, a partir do prisma de 4 militantes e dos processos pelos quais o acampamento passou institucionalmente por meio do Conselho de Política de Assentamentos do DF (CPA). Visando tal finalidade, foram feitas 4 entrevistas semiestruturadas, análise documental de 14 atas de reunião do CPA e uma recuperação da legislação que regulamenta o tema de reforma agrária no DF. Este resgate possibilitou tomar conhecimento de como a história do acampamento opera fora do Estado, expressa nas trajetórias e articulações não “institucionalizadas” dos militantes, e dentro dele, através dos encaminhamentos internos ao CPA. A partir disso foi possível compreender os impasses, sonhos e desafios encontrados pelos militantes no decorrer de suas lutas pela terra.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons