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2015_AndressaLarissadeAraujoAguiar.pdf | 399,08 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | O professor da Papuda - a motivação para o ensino prisional no DF |
Autor(es): | Aguiar, Andressa Larissa de Araujo |
Orientador(es): | Batista, Analía Laura Soria |
Assunto: | Ensino prisional Complexo Penitenciário da Papuda (Distrito Federal) Professores - prática profissional Ensino prisional - Distrito Federal |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 8-Abr-2016 |
Referência: | AGUIAR, Andressa Larissa de Araujo. O professor da Papuda - a motivação para o ensino prisional no DF. 2015. 38 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho estuda a motivação do professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal para trabalhar no Complexo Penitenciário da Papuda. Este professor leciona na Instituição Total do presídio. A pesquisa de natureza qualitativa se baseia em entrevistas com professores que dão aula no Sistema Penitenciário do DF, com atenção voltada ao Complexo Penitenciário da Papuda. As entrevistas foram semiestruturadas, contando com acréscimos feitos pelos professores e alegações importantes que deram durante suas respostas. A pesquisa mostrou que o professor da Papuda acredita que pode ressocializar o preso e que essa é a maior motivação da permanência na função. Gratificações, como a que recebem para trabalhar no local não são a principal motivação para permanência, apesar de serem importantes ao interesse do professor para ingresso no trabalho. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper studies teacher motivation of the Education Secretariat of Federal District to work for the Prison Complex Papuda. This teacher teaches in the prision Total Institution. The qualitative research is based on interviews with teachers who give lessons in the Penitentiary System of the Federal District, with attention paid to the penitentiary complex of Papuda. The interviews were semi-structured, with additions made by important teacher’s allegations they gave for their responses. Research has shown that the professor that works in Papuda believes it can re-socialize the prisoner and that is the biggest motivation for staying in the function. Bonuses, as they get to work on the site are not the main motivation to continue the job, although they are important to the interest of the teacher to enter the labor. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia |
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