Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12823
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucasMouraBarros.pdf797,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inserção da Nova Sociologia da Educação na Sociologia : considerações sobre a tensão macro/micro
Autor(es): Barros, Lucas Moura
Orientador(es): Collares, Ana Cristina Murta
Assunto: Sociologia educacional
Nova sociologia da educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Abr-2016
Referência: BARROS, Lucas Moura. A inserção da Nova Sociologia da Educação na Sociologia: considerações sobre a tensão macro/micro. 2015. 43 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho visa esclarecer a tensão das perspectivas de análise macro/micro na Sociologia da Educação, apresentando a corrente sociológica denominada Nova Sociologia da Educação, que se pretendia como alternativa às análises macrossociológicas (aritmética política e funcionalismo). Para isso, procuramos identificar as contribuições da Nova Sociologia da Educação (NSE) para a sociologia da educação como uma perspectiva microsociológica que trouxe questionamentos importantes em relação aos pressupostos funcionalistas vigentes na área. Procuramos entender tal contradição a partir de uma revisão bibliográfica que levasse em conta o contexto de desenvolvimento da NSE, a inovação trazida aos estudos sociológicos da educação, os principais autores dessa corrente e o alcance que esta ganhou no Brasil. Esses quatro aspectos buscam levar o leitor ao entendimento cronológico de desenvolvimento da NSE e, principalmente, a indagar sobre a dualidade macro/micro no campo sociológico da educação. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to clarify the tension between macro and micro perspectives within Sociology of Education, through the analysis of a theoretical trend known as New Sociology of Education, which was intended as an alternative to macro-sociological analysis (arithmetic policy and functionalism) in the field. Thus, we identify the contributions of the New Sociology of Education (NSE), taken as a micro-sociological perspective that questioned essential assumptions of sociology of education, based on the functionalist approach prevalent in the area. We seek to understand this contradictions from a literature review that take into account 1) the development of the context of the NSE, 2) the innovation it brought to sociological studies of education, 3) the principal authors of this current and 4) its influence in Brazilian sociological studies of education. These four aspects seek to bring to the reader the chronological understanding of NSE developments and, especially, to inquire about the duality created by macro and micro approaches in the sociological field of education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons