Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12816
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PedroAugustoOliveiraSantos.pdf307,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação das crianças de 03 anos com o repertório musical na aula de música e na família : estudo com os alunos de uma escola da cidade de Itabira, Minas Gerais
Autor(es): Santos, Pedro Augusto Oliveira
Orientador(es): Recôva, Simone Lacorte
Assunto: Educação de crianças
Canções infantis
Música e crianças
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Abr-2016
Referência: SANTOS, Pedro Augusto Oliveira. A relação das crianças de 03 anos com o repertório musical na aula de música e na família: estudo com os alunos de uma escola da cidade de Itabira, Minas Gerais. 2015. 26 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itabira, 2015.
Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa foi investigar a relação dos alunos do Infantil III com o repertório musical na aula de música e na família e os objetivos específicos foram compreender a relação dos alunos e seus familiares com a música; compreender a relação dos alunos com o repertório musical na aula de música e analisar se existe relação entre o que os alunos vivenciam na aula de música com as vivências musicais familiares. Utilizei como referência autores como GREEN(2012), SILVA(2012), PINTO (2009), PEREIRA(2007), SILVA(2004), FIALHO(2009), PALHEIROS;HARGREAVES(2002), LINO (2008), WERLE E BELLOCHIO (2013). A investigação, com abordagem qualitativa,teve como instrumentos de coletas de dados entrevistas semiestruturadas com pais de alunos do Infantil III de uma escola de Minas Gerais e observação participante das aulas de música da referida turma. O Infantil III trouxe para as aulas de música uma demanda muito diferente do que venho trabalhando desde que iniciei minhas atividades docentes há mais de quatro anos. Nessa turma, os alunos me surpreenderam com pedidos de músicas veiculadas pela mídia e que normalmente não estão inclusas no cancioneiro infantil conhecido. Esse estranhamento diante desses pedidos me levou à essa pesquisa. As famílias entrevistadas apontaram o carro, a escola e a residência como os principais locais de escuta musical da criança. Os dados evidenciaram ainda que não existe um padrão na escolha do repertório em relação ao local de escuta, pois tal relação varia de família pra família. O repertório consumido pelas famílias atende a uma demanda geral de seus membros, onde adultos e crianças comungam de suas preferências musicais em locais e meios comuns. A frequência com que se ouve música no ambiente destas famílias está relacionada à disponibilidade de tempo dos pais e às funções que as elas atribuem à música. Foi possível estabelecer uma relação entre as vivências musicais compartilhadas pela família na formação das preferências musicais das crianças. Nas aulas de música os alunos reproduzem o repertório que aprendem no ambiente familiar, compartilham entre si estas experiências e constroem seus próprios repertórios a partir desta interação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015. Curso de Licenciatura em Música a Distância.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons