Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12799
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThiagoAugustoDeAraujoFaria.pdf196,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Saber e subjetividade na descolonialidade
Autor(es): Faria, Thiago Augusto de Araujo
Orientador(es): Nascimento, Wanderson Flor do
Assunto: Descolonialidade
Colonialismo
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 7-Abr-2016
Referência: FARIA, Thiago Augusto de Araujo. Saber e subjetividade na descolonialidade. 2015. 42 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Para esse trabalho foi levada em consideração a distinção entre colonialismo e colonialidade e entre descolonização e descolonialidade. Descolonialidade referindose ao processo que visa ultrapassar a colonialidade, indicando a subversão do poder colonial e a descolonialidade referindo-se a uma proposta para a alteridade da modernidade produzida pela colonialidade do poder, marcada em suas modalidades pela subalternização do saber e da vida social. Essa alteridade opera como uma diferença constitutiva da subjetividade do ser em contraposição crítica ao desenvolvimento do capitalismo global na produção de suas exterioridades, principalmente aquelas constitutivas voltadas para o fazer humano. Também trabalharemos com a noção crítica de colonialidade do saber, que pretende ser um dispositivo que organiza a totalidade do espaço e do tempo de todas as culturas, dos povos e dos territórios do planeta. Tentei colocar em diálogo Mignolo, Quijano e Dussel, assim como alguns outros autores, construindo uma argumentação que tenta destacar não apenas as diferenças entre estes pensadores no que diz respeito a se aproximarem em relação à suas argumentalções, mas também suas convergências.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2015.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons