Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12798
Título: | Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul |
Autor(es): | Lemos, Ribamar Barbosa |
Orientador(es): | Andrade, Michelle |
Assunto: | Trens urbanos e metropolitanos Brasília (DF) - transporte público |
Data de apresentação: | 28-Ago-2014 |
Data de publicação: | 7-Abr-2016 |
Referência: | LEMOS, Ribamar Barbosa. Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul. 2014. 161 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O Eixo Sul que fica no Entorno da Capital Federal é uma região que sofre constantemente de
desigualdades sociais e sendo Brasília, um polo atrativo de oferta de empregos e de maiores
investimentos em estudos e em saúde, acaba se tornando o caminho diário para essa
população que busca melhores condições de vida. Um dos problemas principais para as
pessoas que moram em Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental, é a locomoção para chegar
ao Plano Piloto. Essa população depende de um transporte público de baixa qualidade e
obsoleto, o que resulta em tempos de viagem na ordem de duas a três horas diárias. Em busca
de uma solução para tal problema, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento do
Centro-Oeste (a SUDECO), no qual busca implantar um meio de transporte de passageiros na
linha férrea que passa as cidades do Eixo Sul à Brasília e que atualmente transporta
exclusivamente carga. Nesse contexto, o seguinte projeto propõe realizar a avaliação
geométrica do trecho ferroviário que viabilize a operação de um Trem Urbano Elétrico
(TUE). O trabalho será executado de acordo com as Normas Brasileiras Regulamentadoras
(NBR’s) e pelo Plano de Transportes e Mobilidade Urbana do DF (PDTU/DF) com o intuito
de encontrar a melhor proposta de traçado de um sistema de trem de passageiros para essa
população. _________________________________________________________________________ ABSTRACT The South axis which lies in the surrounding areas of the Distrito Federal is a region that
suffers from social inequalities and constantly being Brasília, an attractive Polo job
opportunities and greater investments in education and health, ends up becoming the daily
path to this population seeking better living conditions. One of the main problems for people
who live in Luziania, Valparaiso and Cidade Ocidental, is locomotion to reach the Plano
Piloto. This population depends on public transport of low quality and outdated, resulting in
travel times on the order of two to three hours daily. In search of a solution to this problem
was created the Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), which
seeks to implement a means of passenger transport on the railway line through the cities of the
South Axis Brasilia and currently carries exclusively load. In this context, the following
project proposes to perform the geometric evaluation of railway section that enables the
operation of an Trem Urbano Elétrico (TUE). Work will be performed in accordance with the
Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR's) and the Plano de Transportes e Mobilidade
Urbana - DF (PDTU / DF) in order to find the best proposal outlined a system of passenger
train for this population. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons