Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12796
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DiogoGoncalvesMaciel.pdf181,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise da reação do mercado à mudança regulatória no setor elétrico brasileiro, de 2013, a partir do desempenho do IBOVESPA
Autor(es): Maciel, Diogo Gonçalves
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Ações (Finanças)
Setor Elétrico Brasileiro (SEB)
Mercado acionário brasileiro
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 7-Abr-2016
Referência: MACIEL, Diogo Gonçalves. Uma análise da reação do mercado à mudança regulatória no setor elétrico brasileiro, de 2013, a partir do desempenho do IBOVESPA. 2015. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O mercado acionário brasileiro possui oscilações diárias nos preços das ações de forma significativa, sendo que um ou mais eventos podem alterar totalmente o cenário do mercado e os resultados econômicos da entidade. Este trabalho gira em torno de um evento escolhido, ou seja, todas as teorias buscadas e índices econômicos foram definidos no intuito de apresentar resultados tendo como base este evento. As teorias apresentadas neste trabalho são de analistas que opinaram sobre o evento escolhido, além de todos os estudos que envolvem o assunto abordado. Essas teorias auxiliaram no entendimento do trabalho e também auxiliaram na metodologia aplicada, que foi o estudo de evento realizado com o mercado de energia elétrica no Brasil. Para tal estudo, foram calculados os Índices de Energia Elétrica diário para os dias úteis no intervalo de dois anos antes do evento e dez dias depois, além do IBOVESPA e a taxa CDI, que foi utilizada como o ativo livre de risco. O estudo de evento foi capaz de demonstrar qual foi a reação do mercado, dado o acontecimento. Os resultados demonstram os mesmos pontos levantados por alguns analistas, que disseram que o mercado não reagiu de forma positiva com o evento, causando uma oscilação muito grande nas ações na época, atingindo então o que foi esperado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons