Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1279
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_RobertaDannemannVargas.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento do gosto pela leitura na primeira infância : projetos escolares
Autor(es): Vargas, Roberta Dannemann
Orientador(es): Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Assunto: Crianças - livros e leitura
Leitura
Interesses na leitura
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 29-Nov-2010
Referência: VARGAS, Roberta Dannemann. Desenvolvimento do gosto pela leitura na primeira infância: projetos escolares. 2009. 46 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O foco desta pesquisa é verificar em instituições de ensino a existência de programas de incentivo à descoberta da leitura pelas crianças antes dos cinco anos e desta forma contribuir para o esforço das escolas na formação de leitores. Desenvolveu-se um estudo de caso descritivo qualitativo, em que duas instituições de ensino em Brasília foram selecionadas, uma pública e uma particular, e seus projetos de leitura se tornaram objeto do estudo. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semi estruturada, além de visitas preliminares às instituições. As respostas foram analisadas e comparadas, tendo como parâmetros dados apreendidos na literatura. Observou-se que nos universos aparentemente distintos das escolas, os projetos se assemelham assim como as atividades propostas. Entre os pontos em comum há o fato de que ambos tiveram origem no entusiasmo de uma pessoa, mas diferentemente da escola particular, onde há a possibilidade de continuidade, na escola publica, a existência do projeto parece depender de iniciativas pessoais, não institucionais.
Abstract: The topic of this study is the effort developed by schools to lead young children into reading habits. Programs geared to children under the age of five, offered by two schools located in Brasilia, were investigated. Data were collected through a semi-structured interview with the responsible person in each school, which were preceded by analysis of the available written information and visits to each school. Information gathered was compared, having as parameters the literature on the subject. Results indicated that, despite the difference in means available to the schools, both projects present equally good results and have many points in common, such as owing its origins to the enthusiasm of one person. But the projects also present differences, such as the hope for continuation, which in the public school seems to depend exclusively on the enthusiasm of one teacher.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1279
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons