Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12771
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PatrickMartinsDeCarvalho.pdf524,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O encantamento poético do mito em Platão e a conversão do olhar
Autor(es): Carvalho, Patrick Martins de
Orientador(es): Cornelli, Gabriele
Assunto: Platão
Mito
Educação moral
Data de apresentação: 10-Dez-2015
Data de publicação: 5-Abr-2016
Referência: CARVALHO, Patrick Martins de. O encantamento poético do mito em Platão e a conversão do olhar. 2015. 50 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Essa pesquisa busca reavaliar o papel dos mitos no discurso de Platão na República e, a partir de uma reflexão crítica, mostrar como há no sistema educativo de Platão uma estratégia retórica para que a moral desses mitos se engendre profundamente na alma dos cidadãos de sua cidade. E isso se dá por uma razão – Platão acredita que há um encantamento poético próprio do discurso mítico que conduz os indivíduos a entrarem em sintonia com o belo. Dado seu repertório de imagens, Platão reivindica que o encantamento proporcionado pelo mito é resultado do aperfeiçoamento moral do homem. E sua sugestão é confirmada quando notamos que a progressão educacional dos homens na cidade se direciona rumo às qualidades mais divinas da alma. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to reassess the role of myths in Plato’s discourse in the Republic and, based on a critical thinking, to show how a rhetoric strategy is present in the educational system of Plato so that the moral of theses myths can be deeply engender in the soul of the citizens of his city. This is a consequence of how Plato believes that there is a distinctive poetic enchantment of the mythic discourse that leads individuals to be in conformity with beauty. Given his repertoire of images, Plato claims that the enchantment provided by myths is a result of men’s moral improvement. His proposal is confirmed when we observe that the educational advance of individuals in the city directs towards the most divine qualities of the soul.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2015.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons