Resumo: | Observando a prática docente nas escolas, é possível notar a importância que a avaliação tem para os alunos e os professores. Pensar a relação entre as práticas de ensino e a avaliação se coloca como uma tarefa importante para pensar as significações e os sentidos que as atividades avaliativas podem dar ao ensino. Nesse sentido, o presente trabalho pretende, em quatro partes, (i) trazer algumas reflexões gerais acerca do ensino de filosofia para, então, (ii) expor a pedagogia do conceito; feito isto, pretendemos (iii) analisar alguns aspectos da avaliação, para, a partir desta, (iv) pensar as relações possíveis entre os mecanismos avaliativos e a pedagogia do conceito. Para tanto, pretendemos, em primeiro lugar, expor os elementos básicos da pedagogia do conceito, cortejando sua relação coma filosofia deleuziana. Em um segundo momento, iremos expor alguns elementos básicos acerca da avaliação, problematizando alguns pontos. Feito isto, estabeleceremos um diálogo que tem por objetivo pensar um modo para equacionar os mecanismos de avaliação com a proposta da pedagogia do conceito e, por meio deste diálogo, deixar uma proposta de atividade avaliativa. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT Observing the docent practical in schools, it is possible to notice the importance that evaluation have for the students and the professors. Think about the relations of the education practice and the evaluation appears as an important task to think about the significations and the meanings that the evaluation activities can give to education. In this sense, the present work pretends, in four parts, (i) bring some general reflections about the philosophy teaching for, then, (ii) expose the pedagogy of concept; since it is done, we pretend (iii) analyze some aspects of evaluation for, starting from it, (iv) think about the possible relations between the evaluation mechanisms and the pedagogy of the concept. For it, we pretend, in first place, expose some basic elements of the pedagogy of concept, wooing its relation with the deleuzian philosophy. In a second moment, we will expose some basic elements about the evaluation, problematizing some points of it. Since it is done, we will establish a dialogue that have as objective think a mode to equationate the evaluation mechanisms with the pedagogy of concept proposal and, through it, make a proposal of an evaluative activity. |