Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12747
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LilianeMendoncaSarkisGuimaraes.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A cultura familiar e a gestão financeira
Autor(es): Guimarães, Liliane Mendonça Sarkis
Orientador(es): Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Abr-2016
Referência: GUIMARÃES, Liliane Mendonça Sarkis. A cultura familiar e a gestão financeira. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho – Cultura familiar na gestão financeira – identificou se os valores e os hábitos relativos às finanças e à cultura são repassados ao longo das gerações de um grupo familiar específico. Foram entrevistados 40 membros, dos 77 correspondentes ao equivalente total, da família Sarkis. A escolha dos membros dessa família foi devida a sua cultura árabe e sua influência no comércio de Brasília. Os participantes responderam a um questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas, no total de 16 perguntas, com o intuito de se estabelecer conclusões a cerca do tema. Para a análise das respostas foram utilizados gráficos e tabelas, e as perguntas subjetivas foram segregadas em temas correlatos para sua quantificação. As respostas obtidas, na análise de dados, foram evidenciadas em tabelas de contingência para uma avaliação mais precisa dos dados pessoais em relação às respostas obtidas. No presente estudo, foram encontradas algumas homogeneidades ao longo das gerações, porém as semelhanças se revelam, sobretudo, em relação aos membros com o mesmo parentesco familiar, ou seja, de uma mesma geração. Os filhos dos patriarcas, por exemplo, apresentam comportamentos mais favoráveis à gestão financeira do que os bisnetos. O grupo familiar é composto em sua maioria por empresários e a maior parte dos membros se considera bem-sucedida financeiramente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons