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Título: Estudo de trafegabilidade em área urbana para a rodovia BR-040
Autor(es): Santos, Maurício de Souza
Gomes, Yuri Carvalho
Orientador(es): Silva, Paulo Cesar Marques da
Assunto: Infraestrutura rodoviária
Engenharia de tráfego
Rodovias
Data de apresentação: 7-Jul-2015
Data de publicação: 4-Abr-2016
Referência: SANTOS, Maurício de Souza; GOMES, Yuri Carvalho. Estudo de trafegabilidade em área urbana para a rodovia BR-040. 2015. xiii, 85 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Rodovia BR-040, de grande importância nacional, liga diretamente o Distrito Federal e mais três Estados da Federação. O presente trabalho apresenta, a partir da bibliografia pesquisada e fundamentos científicos, métodos e conceitos que serão utilizados no estudo de trafegabilidade e segurança aplicado à rodovia. Com operação recentemente concessionada, a rodovia passa por uma nova fase de gestão, onde investimentos e intervenções são necessários. Estas mudanças têm como objetivo melhorar aspectos de trafegabilidade, segurança, condições de pavimento, quantidade de pistas entre outras. A revisão da literatura científica aqui apresentada permite fornecer meios para cumprir estas melhorias. Outro ponto abordado pela monografia é a formatação de um plano de trabalho lógico, com o intuito de direcionar tal pesquisa de análise em tráfego e aspectos de segurança referente a esta rodovia. Prosseguindo a proposta, um estudo de caso mais completo referente ao trecho inicial da rodovia é apresentado, mais precisamente na região de Santa Maria / DF onde diversos problemas de tráfego são encontrados. O intuito deste estudo específico é promover uma análise mais fundamentada do trecho com a pesquisa de campo e sugestão de uma solução aplicável para melhorias. O estudo deste conflito urbano gerou uma proposta de intervenção que foi fundamentada em termos lógicos e de acordo com o plano de trabalho seguido. Os tópicos mais relevantes em estudo de tráfego e segurança serão aplicados de maneira sistemática e direta visando a melhoria das condições para os usuários, tanto pedestres como condutores. A área urbana, local com grande quantidade de acidentes, gera interesse e provê informações valiosas a pesquisa. A análise da Rodovia BR-040 é motivo de interesse por apresentar a oportunidade de que o estudo aqui descrito seja concretizado ou pelo menos sirva como fonte para aprofundamentos. Além disso, a expansão dos estudos e o uso de recursos tecnológicos também são apresentados para que a gestão e governança da rodovia sejam aprimoradas. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The BR-040 highway, of high national importance, directly links the Distrito Federal and other three Brazilian states. This work presents, from the bibliography researched and scientific fundamentals, methods and concepts that will be used in trafficability and safety study applied to the highway. Recently operated under concession, the highway passes through a new phase of management, where investments and interventions are needed. These changes are intended to improve trafficability aspects, safety, pavement conditions, number of tracks and others. The review of the scientific literature presented here allows ways to fulfill theses improvements. Another issue addressed by the monograph is the formatting of a logical work plan in order to direct such research analysis on traffic and safety aspects related to this highway. Continuing, the proposal of a more complete case study of the initial stretch of the highway is displayed, more precisely in the region of Santa Maria / DF where several traffic problems are found. The purpose of this particular study is to promote a more founded analysis of the stretch with field research and suggest of a solution applicable for improvement. The study of this urban conflict generated a proposal for intervention that was grounded in logical terms and in accordance with the work plan followed. The most relevant topics in traffic and safety study will be applied in a systematically and direct way with a view to improving conditions for users, both pedestrians as drivers. The urban area, a place with lots of accidents, generates interest and also provide valuable information to the research. Finally the analysis of the BR-040 is a matter of interest because it has the opportunity of the study here described to be realized or at least serve as a source for insights. Besides, the expansion of studies and use of technological resources are also presented for the improvement of management and governance of the highway.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
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