Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12735
Título: | A tomada de decisão Fazer versus Comprar e a seleção de fornecedores em uma pequena empresa de base tecnológica |
Autor(es): | Miranda, Pedro Henrique Capozzi |
Orientador(es): | Santos, Andréa Cristina dos |
Assunto: | Tomada de decisão Pequenas e médias empresas Fornecedores |
Data de apresentação: | 10-Dez-2015 |
Data de publicação: | 1-Abr-2016 |
Referência: | MIRANDA, Pedro Henrique Capozzi. A tomada de decisão Fazer versus Comprar e a seleção de fornecedores em uma pequena empresa de base tecnológica. 2015. 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A tomada de decisão entre fazer, desenvolver e produzir um respectivo produto, ou
ainda delegar esta função a terceiros nem sempre é analisada da maneira mais
adequada. A análise, a seleção dos fornecedores e parceiros é de extrema
importância para se ter um bom relacionamento e agilidade na cadeia de
suprimentos. Este processo torna-se uma atividade crítica principalmente no
contexto de pequenas empresas. Neste trabalho tem-se por objetivo apoiar uma
pequena empresa de base tecnológica na tomada de decisão de fazer e comprar e,
selecionar os fornecedores. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa ação
no qual a partir de um referencial teórico, foram aplicados um conjunto de métodos e
técnicas para tomada de decisão em conjunto com os membros da empresa. Os
resultados alcançados, além de auxiliar na seleção dos fornecedores do produto
estudado, mostra um conjunto de métodos e técnicas para a tomada de decisão de
fazer versus comprar contribuindo também com o processo de desenvolvimento de
produtos da empresa. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT The decision among making, developing and producing a product, or empower this
function to a third part is no usually analyzed the more adequate way. The analysis,
and a good selection of partners and suppliers is extremely important to achieve
agility in the supply chain. This process becomes a critic activity mainly in the small
business context. This work has the objective of supporting a small technology based
company in the making versus buying decision and the supplier selection. To
develop the paper, we chose to apply the research-action methodology. Based on a
theory review, methods and techniques were applied to support the decision together
with the company members. The results, more then helping on the supplier selection
for the studied product, showed a group of methods and techniques for the decision
making process over making or buying, contributing as well with the product
development process on the company. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2015. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons