Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12735
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PedroHenriqueCapozziMiranda.pdf2,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A tomada de decisão Fazer versus Comprar e a seleção de fornecedores em uma pequena empresa de base tecnológica
Autor(es): Miranda, Pedro Henrique Capozzi
Orientador(es): Santos, Andréa Cristina dos
Assunto: Tomada de decisão
Pequenas e médias empresas
Fornecedores
Data de apresentação: 10-Dez-2015
Data de publicação: 1-Abr-2016
Referência: MIRANDA, Pedro Henrique Capozzi. A tomada de decisão Fazer versus Comprar e a seleção de fornecedores em uma pequena empresa de base tecnológica. 2015. 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A tomada de decisão entre fazer, desenvolver e produzir um respectivo produto, ou ainda delegar esta função a terceiros nem sempre é analisada da maneira mais adequada. A análise, a seleção dos fornecedores e parceiros é de extrema importância para se ter um bom relacionamento e agilidade na cadeia de suprimentos. Este processo torna-se uma atividade crítica principalmente no contexto de pequenas empresas. Neste trabalho tem-se por objetivo apoiar uma pequena empresa de base tecnológica na tomada de decisão de fazer e comprar e, selecionar os fornecedores. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa ação no qual a partir de um referencial teórico, foram aplicados um conjunto de métodos e técnicas para tomada de decisão em conjunto com os membros da empresa. Os resultados alcançados, além de auxiliar na seleção dos fornecedores do produto estudado, mostra um conjunto de métodos e técnicas para a tomada de decisão de fazer versus comprar contribuindo também com o processo de desenvolvimento de produtos da empresa. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The decision among making, developing and producing a product, or empower this function to a third part is no usually analyzed the more adequate way. The analysis, and a good selection of partners and suppliers is extremely important to achieve agility in the supply chain. This process becomes a critic activity mainly in the small business context. This work has the objective of supporting a small technology based company in the making versus buying decision and the supplier selection. To develop the paper, we chose to apply the research-action methodology. Based on a theory review, methods and techniques were applied to support the decision together with the company members. The results, more then helping on the supplier selection for the studied product, showed a group of methods and techniques for the decision making process over making or buying, contributing as well with the product development process on the company.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons