Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12732
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizaNeisRamos.pdf3,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do controle tecnológico de concreto
Autor(es): Ramos, Luiza Neis
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Concreto - testes
Materiais de construção
Concreto - controle de qualidade
Data de apresentação: 8-Dez-2014
Data de publicação: 1-Abr-2016
Referência: RAMOS, Luiza Neis. Avaliação do controle tecnológico de concreto. 2014. viii, 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Enquanto o mercado da construção civil ganhou expressão no cenário nacional, cresceram as exigências do consumidor final em relação à qualidade dos produtos oferecidos. Uma das variáveis que influencia na qualidade das edificações é a qualidade do material empregado em sua construção, nesse caso, o concreto. Essa qualidade é verificada por meio de ensaios que determinam, principalmente, sua consistência e sua resistência à compressão. A essa verificação damos o nome de controle tecnológico de concreto. A partir dos resultados de ensaios de resistência à compressão do concreto e sua comparação com especificações normativas, foi feito um estudo experimental sobre o controle tecnológico de concreto realizado em uma obra do Distrito Federal. Além disso, foi feita uma comparação entre resultados fornecidos por diversos laboratórios após ensaiarem o mesmo material. Conta-se com três amostragens distintas que permitiram avaliar os aspectos: rotina de recebimento e aceitação inicial do concreto na obra, confiabilidade dos resultados obtidos a partir da comparação com outros laboratórios do Distrito Federal, avaliação da variabilidade referente ao processo de moldagem dos corpos de prova, avaliação da variabilidade referente ao processo de produção do concreto utilizado e, por fim, avaliação do critério de aceitação final do concreto. Para estudo desses aspectos foram utilizadas como referências normas nacionais e internacionais, bem como a literatura clássica sobre o assunto discutido.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons