Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12715
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_WaldirAlvesDaAssunçaoJunior.pdf180,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O diálogo entre ciência e filosofia em Bergson
Autor(es): Assunção Júnior, Waldir Alves da
Orientador(es): Silva, Evaldo Sampaio da
Assunto: Metafísica
Ciência
Espiritualismo (Filosofia)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 31-Mar-2016
Referência: ASSUNÇÃO JÚNIOR, Waldir Alves da. O diálogo entre ciência e filosofia em Bergson. 2015. 34 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Durante o século XIX, observou-se um crescente e inexorável desenvolvimento do conhecimento técnico-científico, e embora também houvesse intensos debates nos mais variados campos das ciências do espírito, o positivismo e a metodologia empírica arrogavam-se como a fonte mais fiável do conhecimento humano. Desde então a expressão “cientificamente comprovado” revestiu-se de um caráter claramente dogmático, muito próximo de um sacramento divino. A intuição inicial deste trabalho, e que também será lhe o ponto de partida, é que vários pensadores, tais como Lamark e Comte, enxergavam a ciência empírica como a forma mais elevada de saber, da qual todos os outros deveriam se direcionar a fim de se tornaram confiáveis. É nesse contexto que trabalha talvez um dos mais notáveis filósofos francês– Henri-Louis Bergson. Para o filósofo, não só a escola positivista, mas a ciência de maneira geral tem construído edifícios conceituais sob pseudoproblemas metafísicos. Uma revisão do suporte metafísico seria a saída para uma melhor compreensão desses problemas. Assim, não se trata de sobrepor de alguma forma a ciência ou a metafísica, mas pensálos como métodos diferentes para o mesmo fim- a essência do real. Este é o propósito desta monografia, analisar as relações entre metafísica e ciência em Bergson.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2015.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons