Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12713
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JaquelineRibeirodosSantos_TomasJovianoLeitedaSilva.pdf3,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da viabilidade de utilização de solo tropical com a adição de fibras PET em sistemas de cobertura de aterros sanitários
Autor(es): Santos, Jaqueline Ribeiro dos
Silva, Tomás Joviano Leite da
Orientador(es): Gurjão, Claudia Marcia Coutinho
Coorientador(es): Costa, Conceição de Maria Cardoso
Assunto: Resíduos sólidos
Aterro sanitário
Solo - uso
Data de apresentação: 12-Fev-2015
Data de publicação: 31-Mar-2016
Referência: SANTOS, Jaqueline Ribeiro dos; SILVA, Tomás Joviano Leite da. Análise da viabilidade de utilização de solo tropical com a adição de fibras PET em sistemas de cobertura de aterros sanitários. 2015. x, 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com o aumento dos resíduos sólidos urbanos devido ao crescimento da população e da industrialização, a disposição final desses resíduos deve ser gerenciada de uma forma ambientalmente adequada para previnir doenças e manter a saúde e bem estar da população. O aterro sanitário é uma solução viável para a disposição desses resíduos, pois permite o confinamento seguro em termos de controle de poluição ambiental e proteção à saúde pública, minimizando os impactos ambientais. No presente estudo, é analisada a viabilidade de reforço de um solo tropical adicionando fibras de Politereftalato de etileno - PET avaliando as propriedades mecânicas deste composto. O solo utilizado foi coletado na Região Administrativa de Samambaia, entre a DF-180, km 52 e o córrego Belchior, local próximo à Estação de Tratamento de Esgoto da CAESB. As fibras PET são provenientes de garrafas cortadas em filetes de diferentes comprimentos. Uma parte das amostras foi submetida a um processo de frisamento para avaliar a influência do perfil longitudinal da fibra no comportamento do composto. Baseado em estudos anteriores, a quantidade de fibras adicionada nas misturas foi de 0,4%, em relação à massa de solo seco, e os comprimentos da fibra foram de 1 cm e 3 cm. Foram realizados ensaios de resistência à compactação simples, tração por compressão diametral e ensaio de ressecamento e umedecimento das misturas, para avaliar e comparar a formação e abertura de fissuras do solo puro e da mistura solo + fibras PET.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons